Um dia uma amiga minha comentou que leu em algum lugar que sopa de abóbora com maçã é deliciosa e "ajuda a emagrecer". Obviamente que neste estágio de vida já não acredito em papai noel, coelhinho da páscoa e em alimentos que "ajudam a emagrecer". Em todo caso, retive a informação porque achei uma combinação interessante e promissora.
Realmente a sopa me agradou muito. O gosto da maça verde não fica muito realçado, apenas o suficiente para transformar uma simples sopa de abóbora em algo de sabor estimulante, diferente. Como a cabotiã já é adocicada, acho que a a maça verde é ideal para seu preparo, por sua acidez. A colherada de iogurte e os cisquinhos de gorgonzola também quebraram o adocicado da sopa e lhe acrescentaram complexidade.
Para os fãs de sopas, fãs de abobóra e porque não para os crédulos em dietas milagrosas, é um prato cheio, prático e saboroso. Daqueles que sem qualquer esforço propiciam a sensação de novidade e escape da rotina alimentar.
sopa de abóbora e maçã
rend. 4 porções
350g de abobóbora cabotiã cortada em cubos;
1 maçã cortada em cubos (usei maça verde -granny smith);
1 cebola descascada e cortada em cubos;
preparo:
1. Pré aqueça o forno em 250ºC. Forre uma assadeira com papel alumínio deixando uma sobra para cobrir, regue com um fio de azeite e disponha a abobora, a maça e a cebola. salpique um pouco de sal, pimenta ou noz moscada (combina com abobora) Cubra com papel alumínio que sobrou e asse por 30 min ou até que os ingredientes fiquem macios.
2. Retire do forno, jogue tudo numa panela, acrescente umas duas xícaras de água (ou o suficiente para cobrir os ingredientes) e cozinhe em fogo baixo por uns 20 min ou até que adquira a consistência desejada. Nos últimos minutos acerte o sal e os temperos, caso seja necessário.
3. bata no liquidificador e distribua em tigelas. tá pronta!
ps1. Guarneci minha sopa com uma colher de sopa de iogurte caseiro, uns farelinhos de gorgonzola e uma torrada de pão integral com mussarela de búfala gratinada. A dica é não adicionar sabores muito fortes (arrisquei com o gorgonzola mas no fim foi tão pouquinho que não sobrecarregou o prato) ou temperos marcantes para não encobrir o gosto e aroma suave da maçã!
ps2. Prefiro assar primeiro no forno porque acho que deixa tudo mais saboroso, mas se você está com pressa ou é adepta da praticidade, coloque direto todos os ingredientes na panela com um pouco mais de água e deixe cozinhar até a abobora e a maça ficarem macias. também fica ótimo, mas talvez seja o caso de refogar a cebola com um fio de azeite, mexendo sempre, antes de acrescentar a abobora e a maçã...