Todo fim de mês tem festinha de aniversário no "serrrrviço" (serrrrrrrrviço com "r" bem do interiorrrrr) e neste último resolvi dar minha contribuição em pequenos, redondos e perfumados brigadeiros.
No rumo do post anterior, não há segredo, técnica ou desafio na elaboração do quitute, apenas gulodice e disciplina para não devorá-los TOOOODOS antes de enrolar.
Em breve síntese, fica a dica:
BRIGADEIRO DE AMARULA
rendimento: aprox. 30 docinhos pequenos
1 lata de leite condensado (uso nestlé sempre)
2 c. sopa bem cheias de cacau em pó (ou do frade, para agradar paladares menos gourmet)
1 c. sopa de manteiga sem sal;
2 c. sopa de amarula
para decorar:
forminhas e granulado
Preparo:
Numa panela pequena despeje o leite condensado, cacau em pó e a manteiga. Leve a fogo baixo e misture tudo. Vá mexendo constantemente com uma colher de pau até o brigadeiro engrossar. Acrescente o amarula e continue mexendo até que com o movimento da colher seja possível ver o brigadeiro se desprender do fundo da panela, fazendo um traçado bem limpo.
Despeje numa tigela untada com manteiga e espere esfriar completamente.
Enrole com as mãos untadas e decore rolando as bolinhas no granulado ou outro confeito.
Dica: para quem nunca fez brigadeiro ou tem dificuldade em acertar o ponto para enrolar, sugiro o método de minha mãe, que até hoje não falhou comigo: antes de levar a panela ao fogo, encha metade de um copo de vidro com água gelada. Quando o brigadeiro estiver engrossando, despeje com a colher de pau um pouquinho no copo. Se o brigadeiro que caiu na água endurecer e vc conseguir enrolá-lo sem dificuldade com as mãos é porque já está no ponto. Caso contrário continue mexendo e repita o teste até alcançar a consistência desejada.
miam, miam :-)
miam, miam :-)