Mais um daqueles dias corridos em que a fome não podia esperar além de meia hora. Para esta situação não consigo pensar em algo mais prático, versátil e gostoso do que uma bela massa com molho simples.
E esta versão de tomatinhos, pimenta e bacon/pancetta/linguiça curada é sucesso absoluto aqui em casa. E pode ser na sua também!
É uma refeição quebra galho e a intuição é a "alma do negócio", portanto, as quantidades e ingredientes usados são apenas referenciais, para se adaptar com o que se tem na despensa...ainda que a combinação de tomatinho cereja com queijo feta seja genial e fortemente recomendada ;-0
Para três pessoas cozinhei al dente 1/3 de um pacote de farfalle. Enquanto esperava a água ferver já fiz o mis en place, deixando todos os ingredientes cortados, picados, lavados, etc, prontinhos esperando por seu destino glorioso.
Quando coloquei a massa para cozinhar esquentei um fio generoso de azeite numa frigideira grandona, tipo wok -porque ali mesmo misturaria a massa ao molho e levaria à mesa (praticidade, era o seu momento) - juntei uma pimenta dedo de moça bem picadinha, e um bom naco de linguiça apimentada curada cortada em cubos pequeninos. Deixei refogar um tanto, sobretudo para a pimenta "pegar para capar" (porque é assim que o povo de casa gosta) e adicionei uns três dentes de alho bem picadinhos, refogando até dourar.
Experimentei a massa que cozinhava e achei que os minutinhos que faltavam para ficar 'al dente' eram o necessário para finalizar o molho (caso estivesse muito dura ainda desligaria o fogo e aguardaria mais um pouco para finalizá-lo). Acrescentei então os tomatinhos cereja cortados pela metade, ajustei o fogo para médio baixo, moí um bom tanto de pimenta do reino, acrescentei um tantinho de sal e refoguei até os tomatinhos murcharem e soltarem um pouco de líquido.
Foi o tempo de escorrer a massa, aumentar o fogo dafrigideira/wok e misturá-la ao molho. Para finalizar adicionei queijo feta esmigalhado, misturei tudo delicadamente, levei à mesa e então devoramos tudinho, inclusive com direito à disputa pela "tchutchada real" que é aquela última passada de pão no molho que sobra na panela ;-)