Não é simplesmente a correira que me mantém afastada da cozinha e consequentemente do blog :-( Quem vive neste vasto bananão sabe do calor dos infernos que anda desandando nossos planos de transformar o alimento através da cocção, por mais breve que seja.
É raro o dia em que chego em casa com vontade de ligar o forno ou mesmo uma boca do fogão. O que mais faço na cozinha ultimamente é abrir a geladeira e pegar um ventinho gelado... °_°
Mas eu tenho uma mangueira linda, frondosa e quase centenária no meu quintal que está descarregando seus suculentos frutos alucinadamente, pontilhando toda a grama de amarelo. E então, quando finalmente consegui apanhar alguns antes de caírem, literalmente, nas graças dos cachorros e demais insetos espertos adoradores de manga, assim como eu, me animei para cozinhar um "tico" e honrar o alimento que é produzido na minha própria casa.
Seguem as receitas simples, mais como sugestão, pois é isso o que temos... pelo menos até que a temperatura baixe ou a coragem para aquecer mais ainda a casa aumente!
Creme gelado de manga:
Delicia refrescante e fácil de fazer: só bater no processador ou handmixer 1-2 bananas congeladas em rodelas, uma manga e um pouco de gengibre ralado na hora, até a mistura ficar cremosa! Sirva num pote ou copo bonito e polvilhe a alfarroba para fazer uma bossa e agregar im sabor levemente amargo ao creme. Acompanhe com três castanhas de baru que são saborosas, bem brasileiras e cheias de nutrientes que fazem bem para a saúde.
Salada DYElicious:
- Disponha no prato de servir 1 manga inteira gelada cortada em cubos;
- Acrescente 2 beterrabas pequenas (orgânicas de preferencia) cozidas, geladas e cortada em cubos também;
- Esmigalhe com os dedos uma fatia média de queijo feta;
- Espalhe um pouco de creme de aceto balsâmico (ou faça um redução com açúcar);
- misture levemente os ingredientes no prato para dar uma "tingida" no visual, honrando o nome trocadilho que escolhi para ela!