sexta-feira, 23 de março de 2012

Meu primeiro bolo de fubá



Estranho, realmente, mas nunca havia feito bolo de fubá. Faço parte daquela maioria de pessoas teimosas e equivocadas que já comeu um ou dois bolos de fubá totalmente sem graça e secos e isto foi o pretexto para renegá-los até o momento em que se resolve arriscar uma receita que dá certo. Nno meu caso, isto aconteceu lá pelos trinta e tantos anos... tisc tisc.

Dentre tantas receitas que rolam por aí, esta me chamou a atenção pelo seu método: fubá cozido. Como também nunca fiz polenta (pois é, não é? muito forno e fogão ainda...) fiquei curiosa para testá-la. Além disto, não precisa de batedeira, o que sempre me provoca um prazeroso sentimento 'amish'.

Não vou transcrever a receita simplesmente porque ela vem todinha do Technicolor Kitchen, o blog que, em matéria de bolos, é incomparável!

Uma única adaptação: acrescentei à massa pronta, antes de ir para o forno, pedacinhos bem pequeninos de goiabada cascão envoltos em fubá. Não obstante meu empenho em distribuí-los entre duas camadas de massa, foram todos para o fundo da forma :-(. Quem souber o truque para não deixá-los afundar me conte!

Ah! fiz 1 receita e rendeu 12 forminhas de muffin e uma forma redonda com furo no meio de mais ou menos 20 cm de diâmetro.

O bolo é delicioso, molhadinho, saboroso e fofo, bem fofo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário