quinta-feira, 6 de junho de 2013

Café da manhã reconfortante: Mingau de aveia com lascas de pêra, avelãs tostados e coco seco ralado na hora









Seis horas da manhã. Céu cinza, folhas debatendo-se violentamente na árvore sacudida pelo vento que sopra fininho e gotas respingadas no vidro da janela da sala. Do lado de dentro da casa, sentados à mesa, mãe e filho de pijamas de flanela, meias grossas, chinelos.  

Não é o cenário perfeito para um mingau de aveia com coisinhas gostosas?

Para mim (e felizmente para o meu filho também)  mingau é a expressão de comfort food de café da manhã: bem cremoso, quentinho e com gosto dos dias frios da infância. Puro mimo.

Nesta versão aproveitei minhas amadas avelãs e as torrei rapidamente numa frigideira bem quente. Cozinhei o mingau (2 xícaras de leite integral + 5 c. sopa de farinha de aveia + 1 colher de sopa de aveia laminada) até ficar bem cremoso. Adocei com néctar de agave e na hora de servir, além das avelãs tostadas, ralei um pouco de côco que sempre tenho no congelador em pedaços e fatiei uma pera ercolini para trazer um sabor fresco e suculento ao mingau.

Comemos com uma xícara de chá de baunilha e gengibre e então tive que me vestir às pressas para ir trabalhar. O filhote ficou em casa curtindo o restinho de gripe embaixo das cobertas e ao final do dia estava recuperado, pronto para encarar a friaca ainda maior de Curitiba no feriado :-)


2 comentários: