terça-feira, 11 de junho de 2013

Pizza sem farinha: massa crocante de couve flor e legumes refogados para o jantar




Fiz esta pizza há mais de um mês e já estou quase repetindo a receita (talvez neste fim de semana), quando decidi resgatá-la em caráter prioritário do limbo dos meus post-rascunhos. Nem tenho explicação pela demora em publicá-la, pois é uma receita inovadora e de resultado surpreendente, daquelas que superam as expectativas de uma refeição sem carboidrato.
Não gosto de classificar minhas refeições por grupos nutricionais, mas vejo-me em algumas situações impulsionada a fazer isto por causa da dieta que a nutri me passou proibitiva de carbs no jantar.  
Como bem me lembrou uma amiga minha que desde os 16 anos quero perder uns três quilinhos (tá bem, tá bem, confesso que atualmente está mais para uns 5 quilinhos...), de vez em quando resgato a dieta e fico maluca no jantar, pois é uma refeição que faço com a minha família e as opções mais sedutoras e práticas geralmente envolvem um pãozinho, uma massa, um grãozinho... - que tb não pode de noite :-( 
Então esta receita de pizza sem farinha veio a calhar. E o resultado foi incrível: uma massa crocante e saborosa, que não se desfaz e carrega com super dignidade todos os ingredientes da cobertura.
Eu juro para vocês que não fica aquela coisa esquisita de comida natureba (tipo feijoada vegetariana aaargh!). Prova disto é que meu filho adolescente intolerante com alimentação funcional (aquela mais preocupada com nutrientes do que sabor, sabe?) comeu quase metade da pizza e me pediu para fazer mais vezes!
Agora que já fiz a versão pizza, me deu um estalo e acho que vou arriscar fazer esta massa de couve flor no formato de barrinhas ou mini tortinhas e servir de aperitivo, com queijo gratinado e outras coisinhas que ainda vou matutar!

 Com um processador de alimentos (que não tenho - óóóóó -bati no liqui mesmo) o trabalho é simples. O único incomôdo é a desconfiança sobre aquela massa estranha e úmida de couve flor que parece mesmo que não vai funcionar. Não julgo quem pensar assim pois eu também fiquei com mil pulgas atrás da orelha, mas funciona! E é uma delícia!
Pizza de massa de couve-flor
inspirada na receita do blog Vintage Mixer
tempo de preparo: 1h
rendimento: 1 pizza média para 4 pessoas
Ingredientes:

Para a massa de couve-flor
  • 1 couve flor pequena, só os floretes.
  • 1 c. chá de manjericão fresco;
  • 1 c. chá de orégano fresco;
  • 1 c. chá de salsinha fresca;
  • 1 c. chá de sal;
  • 1/2 xícara de queijo mozzarela ralado (ou outro queijo de sua preferência)
  • 2 ovos;
  • farinha de milho, para polvilhar a pedra ou assadeira;
Para a cobertura da pizza:
  • molho de tomate (o quanto baste para cobrir a massa -eu uso tomate pelado com azeite, sal, pimenta e uma pitadinha de açucar, tudo amassado com um garfo)
  • 1/2 xíc. de queijo mozzarela ralado;
  • 1 abobrinha italiana pequena coraada em cubos médios;
  • 1 pimentão vermelho pequeno cortado em cubos médios;
  • 1 cebola grande picada em cubos;
  • 1 tomate grande tipo italiano cortado em cubos médios;
  • sal, pimenta e azeite o quanto baste;
  • folhas de manjericão para decorar;
Preparo:
  1. Pré aqueça o forno em 180º C;
  2. Corte os floretes da couve -flor em pedaços pequenos e processe no processador até obter uma consistência granulada, como grãos de couscous ou quinoa;
  3. Despeje numa tigela grande e misture o sal, as ervas picadas, o queijo ralado e os ovos (aconselho bater levemente os ovos numa tigelinha antes, para facilitar a mistura) A massa de couve flor ficará úmida;
  4.  Espalhe um pouco de fubá na assadeira ou na pedra de forno para evitar que a massa grude;
  5. Coloque a misura de couve flor no centro da assadeira/pedra (esprema a massa com as mãos antes de colocar na assadeira para retirar o excesso de líquido da massa) e com as mãos vá pressionando esta massa, espalhando-a por toda a superfícia da assadeira ou até atingir uma espessura de 0,5 cm; 
  6. Asse por 20 minutos e então aumente a temperatura do forno para 200ºC e asse por mais 10 minutos ou até a massa adquirir coloração marrom-dourada;
  7. Enquanto a massa assa no forno prepare os legumes para cobrir a pizza: refogue a cebola no azeite até amaciar e acrescente os legumes. Junte o sal e a pimenta e refogue brevemente, apenas até ficarem al dente. Reserve;
  8. Retire a massa do forno e aumente a temperatura para 220-230ºC;
  9. Espalhe sobre a massa o molho de tomate, os legumes refogados, o queijo ralado e por último as folhas de manjericão;
  10. Asse novamente por 5 minutos ou o tempo suficiente para o queijo derreter.

4 comentários:

  1. Ficou perfeita, crocante... e o melhor, low carb!

    ResponderExcluir
  2. Dúvida: ao invés de colocar a farinha de milho, posso utilizar um papel manteiga para não grudar???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma vez utilizei papel manteiga e grudou na massa, por isso é melhor a farinha de milho ou até um tapetinho de silicone.

      Excluir
  3. Farinha de milho e açúcar não são (jamais!!!) low carb. Melhor usar fôrma (ou tapetinho) de silicone ou se não tiver, unte a fôrma com manteiga de leite. O molho de tomates não deve levar açúcar por razões óbvias!! No mais, adorei a receita e vou testá-la!! Parabéns e muito obrigada pela dica!!

    ResponderExcluir