quinta-feira, 7 de maio de 2015

Frango [feliz] assado com laranja, mel e especiariais e a culpa é do Instagram!






Uma postagem por mês é o que está rolando por aqui, mas quem acompanha o Instagram do Café Charlotte sabe que os quitutes não param não... não param. E, quase rendida (ou vendida...) à facilidade do aplicativo, parei para lembrar que aqui é outra coisa: é o lugar não só das minhas receitas, mas sobretudo das minhas memórias. É onde me permito contar histórias e registrar tim tim por tim tim as impressões do preparo de um prato, de um doce maravilha e até mesmo de um desastre total.

Mas acontece que depois de um tempo de deslumbre na cozinha, em que tudo é novidade,  é preparado pela primeira vez e novas técnicas são adquiridas, vem aquela fase de pensar mil vezes se vale a pena publicar uma salada de folhas verdes com um molho caseiro que você inventou na hora e ficou divino mas que, no fim das contas, não tem segredo ou novidade. 

Então que, passadas semanas sem registrar os eventos prosaicos de sua cozinha (mas publicando altos rangos no Instagram)  você tenta se lembrar daquele molhinho de salada genial. E não consegue.

Aí você se dá conta novamente de duas coisas:

1- A cozinha, assim como a vida, é feita de momentos no mais das vezes prosaicos. E feliz de quem se apercebe e desfruta destes momentos.

2-Este blog não é para impressionar as pessoas e nem alcançar um milhão de seguidores (embora às vezes somos tentados a querer isto). Se posso ajudar alguém com algum truque ou aprendizado culinário fico muito feliz, mas, se tão somente registro a história de um dia tenebroso que melhorou depois que preparei uma canja bebendo um vinho honesto, ou a receita de um franguinho desossado que fui fazendo assim... com o que tinha à disposição e ficou delicado e delicioso, fico muito feliz também. :-)


Coxa e Sobrecoxa desossada com mel, laranja e especiarias
preparo: 45 min.
rendimento: 3 porções

Ingredientes:

  • 600g de filé de coxa e sobrecoxa desossada de frangos felizes, que ciscaram à vontade e viram a luz do sol e a luz da lua muitas vezes até ficarem gordinhos e tenros;
  • suco de 1 ou 2 laranja pera;
  • 1/4 xícara de mel;
  • 1 colher de sopa de shoyu;
  • pouco sal;
  • pimenta do reino a gosto;
  • pouca noz moscada;
  • pouca pimenta defumada (usei uma do Xingu, mas serve outra que tenha uma picância moderada)
  • azeite o quanto baste para temperar o frango;
  • alecrim ficaria ótimo mas o meu pé secou e não consegui nem um galhinho;

Preparo:
  1. Pré aqueça o forno em 250 graus, ou o mais perto que conseguir disto;
  2. Tempere as partes do frango com azeite, sal e pimenta do reino e disponha numa travessa que vai ao forno;
  3. Despeje então o suco de laranja, o mel e o restante dos ingredientes e misture bem ao frango;
  4. leve para assar por uns 30-40 minutos. De vez em quando abra o forno e regue o frango com um pouco do caldo, que vai ficando grosso e caramelizando. 
  5. Sirva com tomatinhos cereja assados (com azeite e pimenta) e arroz negro cozido.

Um comentário:

  1. Este frango está uma lindeza e deve estar saborosíssimo!!! Adoro a combinação de laranja e mel! É o melhor de tudo é seu jeitinho peculiar de escrever. Bjs

    ResponderExcluir