E no quarto dia da dieta era sábado: o dia de fazer bolo. Estava tão determinada a não enfiar o pé na jaca logo na primeira semana que preparei todo o muffin sem dar uma provadela sequer na massa, ou beliscar os ingredientes, como invariavelmente costumo fazer.
O meu plano era comer só no dia seguinte, no café da manhã, usufruindo sem culpa do meu doce semanal, mas o primeiro sinal de que não conseguiria esperar tanto foi o aroma estonteante que invadiu a cozinha, a sala, a casa toda e até a calçada porque o Chéri que estava chegando entrou todo entusiasmado, indagando o que eu estava aprontando que dava para sentir o cheiro lá da rua.
Fiz estes muffins facílimos numa piscada e os servi como sobremesa do almoço, ainda um pouco mornos porque eles não puderam esperar. Meu filho não deu muita bola o que compreendi porque é um doce de paladar mais adulto (chocolate amargo e cacau em pó) e, além disto, ele acabara de chagar de uma viagem de duas semanas nutridas à base de hambúrguer, cachorro quente, refrigerante, chocolates, balas e todo o arsenal de junkie food que só os EUA podem oferecer!
Mas o Chéri pirou no bolinho e comeu dois de uma só vez, contrariando seu apetite comedido para sobremesas. Aí tem, pensei. O trem deve ser bom. Foram elogios tão rasgados que se viessem de qualquer outra pessoa poderia interpretar como provocação, só porque resistia em guardá-los para a manhã seguinte. Este foi o segundo sinal.
Então a tarde passou e no meio dela resolvi fazer um café forte. E o terceiro e avassalador sinal veio retumbante na fumaça do pó do café ao toque da água quente. Me rendi ao aroma peculiar que me enebria há décadas e é comparsa nas minhas doces perdições. Sem pestanejar decidi que comeria o muffin naquele momento e calmamente sentei-me à mesa contemplando o exterior da casa, bebericando o café e petiscando vagarosamente o bolinho... sentindo as texturas na boca e aproveitando cada bocado como se fosse o último... até a semana seguinte.
A massa fica bem leve e aerada, não muito doce. A geleia abrandou e afundou um pouco durante o cozimento, produzindo um contraste interessante de sabor e textura. Realmente, estes muffins ficaram sofisticados e superaram minhas expectativas em relação à receita.
Se preferir um paladar menos exigente substitua as gotas de chocolate amargo por chocolate ao leite, ou também o cacau em pó por chocolate do frade. O bolinho é melhor consumido no dia ou até o dia seguinte, depois a massa vai adensando, umedecendo e perde toda a bossa característica dos muffins, que é sua textura flocada.
Se preferir um paladar menos exigente substitua as gotas de chocolate amargo por chocolate ao leite, ou também o cacau em pó por chocolate do frade. O bolinho é melhor consumido no dia ou até o dia seguinte, depois a massa vai adensando, umedecendo e perde toda a bossa característica dos muffins, que é sua textura flocada.
Muffins de Chocolate, gotas de chocolate e geleia caseira de pêssego
receita ligeiramente adaptada do livro Cozinha Passo a Passo -Confeitaria
tempo de preparo: 20 minutos de preparo + 15-20 minutos de forno
rendimento: 09 muffins
Ingredientes:
- 90g de farinha de trigo;
- 20g de cacau peneirado;
- 8 colheres de sopa de açúcar;
- 2 ovos;
- 1 c. café de fermento químico;
- 75 ml. de leite;
- 90 g de manteiga derretida morna;
- 50g de chocolate amargo picado ou em gotas;
- 1 c. chá bem cheia de geléia de pêssego (ou outra de sua preferência) para cada muffin.
Preparo:
Pré aqueça o forno a 180ºC e prepare as forminhas de muffin, untando se necessário.
1. Numa vasilha, misture a farinha, o cacau e o fermento;
2. Derreta a manteiga em fogo baixo ou no microondas e reserve;
3. Em outra vasilha bata com um fouet (ou garfo mesmo) o açúcar e os ovos;
4. Despeje a manteiga 9ainda morna) na mistura de ovos e açúcar e em seguida o leite. Misture tudo até ficar homogêneo;
5. Na tigela da farinha faça um buraco no meio e despeje a mistura líquida, misturando rapidamente, evitando trabalhar em excesso a massa para os muffins não ficarem pesados;
6. Acrescente as gotas de chocolate e misture apenas o suficiente;
7. Despeje a massa nas forminhas preparadas, preenchendo apenas 2/3 delas. Despeje cuidadosamente 1 c. chá da geléia de sua preferência por cima da masa de cada forminha, dê uma afundada de leve com o garfo de modo que a geléia continue aparecendo na superfície e jogue mais 2 ou 3 gotinhas de chocolate por cima;
8. Leve ao forno pré-aquecido por cerca de 15-20 min;
9. Retire os muffins do forno (faça o teste do palito antes e deixe mais um pouco se necessário) e deixe esfriar numa gradinha 10 minutos antes de comê-los.
Nenhum comentário:
Postar um comentário