sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Sablés de coco, lavanda e limão siciliano para abrir a temporada de guloseimas natalinas




Fiz estes quitutes e não sei bem o porquê mas resolvi chamá-los de sablés, ao invés de bolinhas de côco, lavanda e limão siciliano, como proposto pelas receitas que me inspiraram a fazê-los, embora com alguns acréscimos meus de pura gulodice fantasiosa.

Opa! Acabo de me lembrar o porquê! Quando os fiz, já tinha planejado oferecer parte deles para o meu (na época ainda futuro) cheri, e, nesta noite, trocando mensagens ao celular, resolvi exercitar meu francês picarréte e lhe disse que havia cozinhado "des sablés aux noix de coco, lavande et citron jaune".

Ele ficou encantado com a descrição e doidinho para prová-los e eu, segundos após atingir um estado de graça, despenquei no limbo da insegurança e incerteza: pronto! SMS enviado não dá para voltar atrás: lá fui eu no fim da noite, corada e palpitante com o provável e iminente vexame idiomático, procurar no dicionário o significado de sablés.

E não é que me safei? pura sorte! Devo ter ouvido ou lido em alguma receita este termo e a informação ficou lá, flutuando no meu imaginário gastronômico, prontinha para ser pescada na primeira oportunidade! O fato é que sablés é uma espécie de massa de biscoito com textura de grãozinhos. Ufa! Imagino que não seja a denominação mais precisa para estes biscoitinhos, mas lhe caiu muito bem pois sua massa fica molhadinha, esfarelenta e na mordida desprende-se em pequenos grãozinhos amanteigados... miaaaam.  A receita só pedia côco, acrescentei o limão siciliano e a lavanda e consegui um biscoitinho úmido, fresh e perfumado. Se não tiver lavanda em casa, faça-os apenas com côco e limão, se não tiver limão, faça-os apenas com côco. Se não tiver côco, faça compras :-p


Sablés de Côco, lavanda e limão siciliano, adaptados daqui, que por sua vez adaptou-os daqui.
- xícara medidora de 240ml

1 xícara (226g) de manteiga sem sal, amolecida
¼ xícara (35g) de açúcar de confeiteiro peneirado, mais um pouquinho extra para polvilhar
2 xícaras (280g) de farinha de trigo
¼ colher (chá) de sal
2 xícaras (200g) de coco adoçado em flocos
2 c. sopa cheias de lavanda comestível
1 c. sopa de raspas de casca de limão siciliano

Pré-aqueça o forno a 180ºC; forre duas assadeiras grandes, de beiradas baixas, com papel manteiga.

Na tigela grande da batedeira, junte a manteiga e o ¼ xícara de açúcar de confeiteiro e bata até obter um creme fofo e claro.
Acrescente a farinha e o sal e misture em velocidade baixa só até incorporar. Acrescente o coco e misture com uma espátula.
Adicione a lavanda e as raspas de limão siciliano e misture novamente com uma espátula
Faça bolinhas e coloque nas assadeiras preparadas, deixando 2cm entre uma e outra. Leve ao forno só até começarem a dourar, mais ou menos 15-20 minutos.
Passe as bolinhas ainda mornas pelo açúcar de confeiteiro extra e então deixe esfriar completamente.

Guarde os sablés num recipiente hermético por até 1 semana. Du-vi-do que consiga!



2 comentários:

  1. que delicia !! vou fazer e depois eu conto , adorei seu blog !! beijos

    ResponderExcluir
  2. que bom que gostou do blog e se animou a fazer os sablés! vai adorar! beijos e obrigada!

    ResponderExcluir