segunda-feira, 26 de março de 2012

Parfait Lübeck

Este parfait é tão simples, livre de técnicas e rápido de fazer que acho mais honesto chamá-lo simplesmente de uma sugestão, do que de receita.

Tudo o que vc precisa ter em casa é um iogurte consistente (o meu é caseiro e a receita é esta aqui), granola, uma fruta e alguma geléia. No meu caso, fiz com geléia de damascos e calda de maracujá, intercalando-as com iogurte e granola, como vcs podem ver na foto.



O parfait é super refrescante e convidativo, também pode ser feito com frozen iogurte e sorvete de creme, mas eu prefiro mesmo com iogurte. Qualquer combinação de frutas frescas, frutas secas e geléias podem dar um bom resultado. Além disto, fica ótimo com um licorzinho.

Uma boa dica para a montagem é começar sempre a preencher as camadas pelo centro da taça ou copo, com o cuidado de não deixar borrar as paredes para um efeito visual mais caprichado.

Como singela contribuição, deixo aqui como fazer a calda de maracujá, que pode ser adaptada para outros sabores:

Calda de maracujá

polpa de 1 maracujá grande

1/4 xíc de simple syrup

Preparo:

Corte o maracujá ao meio, retire toda a polpa e reserve numa tigela;

Meça 1/4 xícara de açucar (uso sempre cristal) e 1/4 xícara de água e despeje numa panelinha.
Leve a fogo médio até que o açucar derreta e se misture completamente à água. Deixe reduzir o líquido até ficar em ponto de calda fina.

Vá acrescentando aos poucos o syrup na polpa de maracujá e misturando, até ficar docinho. Isto vai depender da acidez da polpa.

Transfira para um pote de vidro com tampa e guarde na geladeira por até 2 semanas.

obs. o Lübeck do nome vem dos palitinhos de chocolate recheados de marzipan que comprei nesta cidade da Alemanha, lindinha e conhecida como produtoa do melhor marzipan do mundo: pura verdade!




2 comentários:

  1. Nossa deve ser uma delicia! Estou louca para tentar fazer

    ResponderExcluir
  2. experimente sim! ainda mais agora que é época de morangos, framboesas, mirtilos... me deu vontade de fazer de novo!

    ResponderExcluir