terça-feira, 18 de setembro de 2012

Bolo de limão siciliano e sementes de papoula






Há mais de uma semana não preparava um bolo e há mais tempo ainda um bolo à base de manteiga e claras em neve... tão  fofinhos, leves e macios que quando me lembro de deixar a manteiga fora da geladeira de antemão dou pulos de alegria!

Tracei o plano todo enquanto dirigia do trabalho para casa: chegar, fazer festa nos bichos, trocar de roupa, regar as plantas, engolir algumas torradinhas, preparar e refrigerar a massa dos camafeus com que presentearia uma amiga querida na manhã seguinte, arrumar a mochila,  deixar todos os ingredientes do bolo medidos e separados na bancada (INCLUSIVE A MANTEIGA PARA AMOLECER!), buscar o Chéri no meio do caminho e seguir para o clube. Treinar, comprar laranjas no mercado, tomar banho, jantar alguma fruta e um sanduíche, terminar de preparar o bolo, enrolar os camafeus enquanto o bolo assa, lavar a louça e preparar a cobertura enquanto o bolo esfria, cobrir o bolo e... cair na cama, obviamente!

A idéia era fazer o bolo mais simples do universo, seguindo uma receita de um de meus livros prediletos de todos os tempos: A Arte da Comida Simples, de Alice Waters.

Abre parênteses: Para quem está começando a cozinhar este livro é perfeito, nele você encontra receitas simples, básicas e saborosas, repletas de explicações sobre a interação dos ingredientes, ou o porquê de se utilizar certos procedimentos os quais até então pareciam uma espécie de mística. Como, por exemplo, por quê deixar a massa descansando por alguns minutos antes de abri-la... para relaxar o glúten que fora ativado com a sova, tornando-a mais elástica e manuseável, e por aí vai...

Além disto, esses toques são dados com sutileza e palavras afetuosas, o que faz parecer aquela conversa que sempre quis ter com sua avó cozinheira master da família, mas que para todas suas perguntas curiosas sobre tal ou tal método sempre havia a mesma reposta: porque sim, minha filha... se fizer de outro jeito dá errado!  Até hoje não sei porquê diabos deve-se mexer os ovos no preparo da ambrosia em forma de cruz, mas nunca tive coragem de contrariar os métodos sagrados ditados pela minha bisavó!  Fecha parênteses.

 Mas não me aguentei e resolvi incrementar o bolinho básico com umas raspas de limão siciliano e sementinhas de papoula, afinal, para quem já complicou um pouco sua vida, o que são alguns minutinhos para ralar a casca e espremer o sumo? 

Terminei meu 'expediente' às onze e pouquinho da noite, o bolo que provei apenas no café da manhã ficou tudo aquilo que eu esperava dele e ainda consegui folhear algumas páginas (as de fotografias, confesso) da biografia do Keith Richards que comecei a ler!

Eu sei que não se encontra sementes de papoula por aqui... mesmo assim vale a pena preparar este bolo com ou sem limão siciliano, é muito fofinho e leve, delicioso acompanhado de uma xícara de café bem forte ;-)








Bolo de limão siciliano e sementes de papoula

Do livro básico indispensável A Arte da Comida Simples de Alice Waters
tempo de preparo: 25min + 40 min. de forno

rendimento: fiz 1/2 receita (as quantidades abaixo equivalem a uma receita inteira) e consegui um bolo como o da foto (forma bundt de cerca de 23 cm de diâmetro)

Ingredientes:

4 ovos, claras e gemas separadas;
1 xícara de leite;
3 xícaras de farinha de trigo, peneiradas após medir;
4 c. chá de fermento químico em pó;
1/2 c. chá de sal;
1 xícara de manteiga amolecida (200g) - deixe a manteiga fora da geladeira com antecedência;
2 xícaras de açúcar;
1 c. chá de extrato de baunilha;
raspas e sumo de 1 limão siciliano;


Preparo:

1. Pré aqueça o forno (15 min) a 175ºC. Unte a forma e enfarinhe, retirando o excesso (a receita original recomenda antes de enfarinhar, forrar o fundo da forma com papel manteiga, untar o papel manteiga e então enfarinhar. Como utilizei forma bundt, que tem ranhuras e fica difícil forrar com papel manteiga, dispensei esta parte. Com a minha recém adquirida técnica de untar e levar à geladeira por 15-20 min. para a manteiga endurecer, e só depois enfarinhar, não tive problemas para desenformar o bolo!)

2. Numa tigela junte a farinha peneirada, o sal e o fermento;

3. Em outra tigela, bata a manteiga até que fique leve e fofa. Acrescente o açúcar e bata até obter um creme. Pode ser na mão ou na batedeira. Se bater na mão, deixe a manteiga bem fofa antes de acrescentar o açucar, se for na batedeira elétrica, pode bater a manteiga e o açucar juntos desde o início;

Pausa para uma dica preciosa da Alice Waters, daquelas que torna seu livro especial e indispensável, como me referi antes: "Bater manteiga com açucar em creme vai levar de 5 a 10 minutos para ficar pronto. Não apresse essa etapa: ela é fundamental para um bolo macio, volumoso, molinho. O açúcar penetra na manteiga criando bolhas de ar e, à medida que a manteiga vai ficando mais leve, essas bolhas se expandem e se multiplicam. Essa mistura aerada é a base do bolo".

4.  Acrescente então as gemas, uma por vez, batendo levemente à cada adição;

5. Junte o extrato de baunilha e bata somente até incorporá-lo á massa;

6. Quando tudo estiver misturado, adicione alternadamente a mistura de farinha e o leite, começando e terminando com um terço de farinha. Para deixar mais claro faça assim: 1/3 farinha, 1/2 leite, 1/3 farinha, 1/2 leite, 1/3 farinha. Misture à cada adição apenas até que a farinha esteja incorporada;

7. Adicione as raspas e o sumo do limão e mexa novamente apenas até incorporar;

8. Em outra tigela bata as claras em neve até formarem picos suaves;

9. Junte um terço das claras à massa e depois incorpore delicadamente o restante (com a espátula, em movimento leves de baixo para cima).

10. Despeje a massa na forma preparada e asse até que um palito espetado no meio do bolo saia limpo (cerca de 30/40 minutos). Não abra o forno nos primeiros 20 minutos, pois neste tempo a estrutura do bolo ainda é frágil e pode murchar e solar com a variação da temperatura pela abertura do forno.

Depois de assado, espere uns 15 minutinhos para desenformar.

Cobertura açucarada de limão e papoula

Preparo: 5 min.


Fiz esta cobertura a olho e deixo aqui uma explicação meio tosca (sorry!): despeje um tanto (1/2 xíc., talvez) de açucar de confeiteiro numa tigelinha e adicione gotinhas de limão até atingir a consistência ideal para cobrir o bolo e não escorrer.  Com uma colher vá espalhando a cobertura sobre o bolo, ajudando a controlar com a colher, conforme a cobertura vai escorrendo. Por último, polvilhe com as sementinhas de papoula, ou com raspinhas de limão.

2 comentários:

  1. Na receita você não fala quanto de limão que deve ter.Por favor me responda meu mail é martappp@ig.com.br obrigada Marta Pinheiro Prado Pimenta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marta, obrigada pela observação, já corrigi a receita, é 1 limão siciliano (raspas e sumo)

      Excluir