quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Nigella feelings e Banoffee Pie para curar ciúme de marido e filho!






O meu plano perfeito era assar um bolo de banana para levar no trabalho e uma torta para os de casa. Mas o dia acabou em 24h (que absurdo!) e não consegui terminar o quitute dos meus. Ai de mim! Ironias, muxoxos e provocações enciumadas vieram de enxurrada para cima desta mãe e esposa desnaturada que pretere sua família na hora de produzir guloseimas!

Para acabar com toda a bobice -deveras bem humorada- dos dois resolvi facilitar minha vida à la Nigella. Desisti de pesquisar mil e uma receitas de banoffe pie até encontrar a mais roots e montei uma bem prática da minha cabeça: uma camadona de doce de leite (da lata de leite condensado cozida na pressão), rodelas de banana madurinha por cima, cobertas com chantilly e gotinhas de chocolate amargo para decorar, só porque as tinha de bobeira na dispensa!).

Como a massa já estava pronta, resolveria minha vida e reconquistaria minha paz em coisa de hora e meia, contando com o tempo em que a panela de pressão trabalharia e não eu. Só não contava com o fracasso do chantilly. Ao final de tudo, a noite estava bem quente e consegui a façanha de talhar o chantilly, tisc tisc. Bati demais e virou um trem amarelado crespinho e o líquido se separou da gordura... uma caca...

Por conta disto, a torta do jantar ficou para o café da manhã  (sim, acordei mais cedo e bati o chantilly mais fofo da minha vida!) e se foi metade dela de uma só vez!

Se pensam que fui perdoada, não completamente. O episódio do bolo invertido de bananas apenas será redimido quando eu preparar um bolo para cada um, do jeitinho que eles quiserem! O pequeno já foi adiantando que o dele será de três camadas, com doce de leite, chocolate e m&ms vermelhos, apenas vermelhos!

Quem me conhece sabe que estou é me divertindo a beça com tudo isto!

Última anedota de hoje: quando eu disse Nigella feelings foi literalmente porque depois de preparar a torta fui pesquisar no site dela e não é que a banoffee da Nigella é bem igualzinha a essa que fiz!

Pense descomplicado, pense Nigella!


Banoffee Pie à la Nigella
 
tempo de preparo: 1h30, contando o tempo de cozimento do doce de leite na pressao e o tempo de resfriamento da base da torta
 
rendimento: uma torta de aprox. 18cm de diâmetro e uma sobra de base de outra forma de torta de 25cm de diâmetro


Ingredientes:

Para a base da torta:

rendimento: 1 base para torta de 25 cm e outra de 18cm, igual a da foto

(quantidades já duplicadas da receita original)

200g (1 pacote) de biscoito água e sal moído (no processador, liquidificador, ou no pilão mesmo, como fiz)
4 c. sopa de açúcar cristal;
1/2 xícara  (110g) de manteiga derretida
1/4 c chá de sal

 Esta receita adaptei do apetitoso blog Technicolor Kitchen, dobrando a quantidade para aproveitar o pacote inteiro de biscoito água e sal que veio na cesta básica do Chéri.

Obs.: A receita original pede digestive biscuits, mas como não tinha utilizei o biscoito água e sal. O resultado saiu uma massa esfarelenta, apesar de não desmoronar ela deveria ter ficado mais compacta, imagino que seja resultado da bolacha feita com farinha fina. O sabor ficou ótimo, mas se vc fiver com uma bolacha de farinha integral ou aveia (como os digestive) acho que pode funcionar melhor, ou então utilizar bolacha "Maizena" omitindo o açúcar da receita.


Ingredientes para o recheio e cobertura da banoffee:

1 lata de leite condensado;
1/2 c. chá de extrato de baunilha (opcional)
3 bananas nanicas maduras, cortadas em rodelas;
gotinhas de limão para não escurecer as bananas;
300g de creme de leite fresco;
açúcar a gosto;
gotinhas de chocolate amargo para decorar (opcional)

Preparo:

Se possível, na véspera coloque o creme de leite fresco, as pás e a tigela da batedeira na geladeira e deixe até o momento de bater o chantilly, se for preparar no dia, leve as pás e a tigela da batedeira (se couber) ao congelador bem no início do preparo, sobretudo se o dia estiver quente, para o seu chantilly não virar manteiga talhada, como o meu!

1. Coloque a lata de leite condensado em pé na panela de pressão, cubra com água até 1 dedo acima da lata, tampe e leve à fogo alto até a panela fazer pressão. Após isto, Abaixe para fogo médio e cozinhe a lata por 40 minutos. Desligue o fogo, retire a pressão da panela cuidadosamente e espere a lata esfriar para abri-la.

2. Enquanto o leite condensado cozinha na pressão, prepare a base. Pré-aqueça o forno em 180ºC. Numa tigela grande despeje o biscoito moído, misture o açucar e então junte a manteiga derretida, misturando tudo.

2. Cubra o fundo e as laterais da forma escolhida (de fundo removível, ou de fundo e laterais removíveis), pressionando bem a 'farofinha' com a ajuda de um copo.

3. Asse a base no forno pré-aquecido por 5-10 min, até que ela saia sequinha. Retire do forno, deixe esfriar um pouco, cubra a forma com papel filme e leve à geladeira até o momento de montar a torta. (A base pode ser preparada com antecedência de até cinco dias, período em que ela se conserva na geladeira)

4. Quando a lata de leite condensado esfriar retire a forma da geladeira e cubra o fundo da torta com o doce de leite da lata. Para dar um 'thanz' na sua banoffe, antes de espalhar o doce de leite sobre a base, despeje o doce numa tigela e misture bem o extrato de baunilha.

5. Cubra o doce de leite com uma ou duas camadas generosas de banana em rodelas, espirre umas gotinhas de limão para não escurecer, cubra com papel filme e leve novamente à geladeira enquanto prepara o chantilly. 

6. Bata o creme de leite fresco em velocidade baixa até que comece a encorpar. Então vá acrescentando o açucar aos poucos (no máximo 3 c. sopa) conforme o seu gosto até o creme ficar firme;

7. Coloque o chantilly num saco de confeiteiro com o bico de sua preferência ou num saco plástico (higienizado, obviamente) e faça um furo de 1 cm em um dos cantos para onde o chantilly sairá.

8. Retire a torta da geladeira, cubra com o chantilly do jeito que preferir (eu fiz em formato de caracol, começando pelas beiradas), espalhe as gotinhas de chocolate amargo (ou raspas!), cubra com uma tampa que não estrague a cobertura e leve á geladeira até servir, ou sirva imediatamente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário