sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Couscous pervertido: quinoa, bacon, cenouras e beterrabas para tirar a pecha de comida natureba.



Comentei neste post que havia feito este couscous num almoço de fim de semana e além de colorido, ficou estupendo com os cubinhos suculentos de bacon em meio à doçura das cenouras levemente assadas e das beterrabas parcialmente cozidas de textura crocante.

A idéia de adicionar bacon foi para ganhar o apetite do pequeno adolescente que come até casca de parede, se servida com bacon. E para este propósito a idéia foi um absoluto sucesso, com repeteco até às raspas da cumbuca como testemunho.

Mas o engraçado é que à despeito da esparrela, a combinação um tanto inusitada do bacon neste prato emblemático da "culinária do bem" foi fantástica. Além de subverter para sempre a idéia do (ou da?) quinoa como símbolo do grão saboroso, benéfico e de alto valor nutritivo utilizado em pratos naturebas de gente vegetariana que se alimenta bem, me dei conta de que ele é bem mais versátil do que supunha, caindo muitíssimo bem no papel de grão sem vergonha que transita com malandragem entre a leveza dos legumes, frutas e folhas coloridas e a densa e condenada atmosfera das gorduras saturadas.

Refeição colorida, nutritiva e cheia de sabores. Recomendo com ou sem bacon, para apetites mais ou menos exigentes e disciplinados.


Couscous de quinoa com cenoura, beterraba, bacon e cebolinha

Tempo de preparo: 30 min.
rendimento: 2-3 porções  + o tempo de cozimento da beterraba


Ingredientes:

1/2 xícara de quinoa em grão;
1 cenoura sem casca cortada em palitos;
1 beterraba média-grande cozida al dente e cortada em palitos;
bacon à gosto cortado em cubinhos (eu utilizei aproximadamente 2 c. sopa);
um bom punhado de cebolinha (utilizei uns seis talos) cortados em fatias finas;
1 fio de azeite;
sal e pimenta do reino moída na hora à gosto;

Preparo:

1. Pré-aqueça o forno em 200ºC e cubra uma assadeira pequena com papel alumínio, deixando uma sobra para cobrir as cenouras. Regue com um fio de azeite o papel alumínio e disponha a cenoura já cortada em palitos sobre ele. Salpique um pouco de sal e pimenta do reino moída da hora, cubra com a sobra do alumínio e asse por 10 -15 minutos ou até que a cenoura fique al dente; 

2. Cozinhe os grãos de quinoa numa panelinha com água 1 dedo acima do nível dos grãos durante uns 15 minutos tb, ou o suficiente para os grãos amolecerem, mantendo uma certa resistência ao morder; Escorra os grãos numa peneira e reserve;

3. Enquanto os grãos cozinham e a cenoura assa, corte o bacon em cubinhos, a beterraba em palitos e a cebolinha em fatias finas;

4. Quando a cenoura e o quinoa estiverem prontos regue com um fio de azeite uma frigideira de fundo pesado e beiradas altas (ou uma panela de tamanho suficiente para misturar todos os ingredientes e preparar o couscous) em fogo médio e quando o azeite estiver quente despeje o bacon.

5. Doure o bacon durante alguns minutinhos e então despeje os grãos de quinoa, mexendo sempre para não grudar no fundo da panela. Abaixe um pouco o fogo se necessário.

6. Acrescente os palitos de cenoura e beterraba e misture até tudo ficar bem incorporado;

7. Prove e acerte o sal e a pimenta. Por último, acrescente a cebolinha, dê algumas mexidas e desligue o fogo.

8. Sirva imediatamente e não se preocupe se esfriar porque continua uma delícia mesmo depois de frio!

Nenhum comentário:

Postar um comentário