quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Pizza de cream cheese, espinafre e rabanete e as minhas escolhas de receitas



Apesar da combinação aparentemente esdrúxula, esta pizza despretenciosa que preparei para o almoço de um sábado atribulado ficou tão boa que resolvi compartilhar. Mais uma vez, os ingredientes foram salvos da minha geladeira, ao invés de eleitos e adquiridos especialmente para este fim. E isto me fez observar que este é o meu processo culinário.

Raramente vejo uma receita em algum livro ou na internet e saio correndo para comprar os ingredientes  necessários para prepará-la. É improvável que me depare com uma receita de torta de pêras, avelãs e chocolate, por exemplo, e resolva fazê-la simplesmente pelo fato de parecer deliciosa e irresistível.

Meus ímpetos de gula são de sabores: vontade louca de comer espinafre, abóbora, pêssego, melancia, doce de leite, camembert... que quando adquiridos não estão predestinados a isto ou aquilo.  Às vezes comê-los puros ou em preparos bem simples basta, mas se não, aí sim começo a procurar receitas nos meus parcos livros e vastos blogs. E neste processo um índice remissivo se torna a coisa mais prática do universo!

Na escolha da receita levo em conta se possuo todos os ingredientes em casa. Se não, a possibilidade de adaptá-la com o que tenho. Por último recorro a uma compra de última hora.

Não que isto seja uma regra sustentada por convicções firmes, até porque não presto para propagar hábitos e doutrinas inabaláveis. É uma tendência que neste momento achei curioso perceber e é capaz de explicar porquê diabos alguém come uma pizza de espinafre e rabanete.





Pois bem, era o que tinha em casa, fruto dos desejos da semana, clamante por aproveitamento urgente. Fiquei num impasse que durou meia manhã nos meus pensamentos: torta ou pizza, torta ou pizza, torta ou pizza, tic tac, tic tac...  Venceu a opção mais rápida da base ;-)

O espinafre na manteiga reinou absoluto, nadando de braçada em seu leito macio de cream cheese. O rabanete, honestamente, contribuiu mais para o visual do que agregou sabor, embora uma leve e benvinda crocância se fazia sentir nas mordidas premiadas com suas finíssimas rodelitas.

Pizza de cream cheese, espinafre e rabanete

rendimento: 1 pizza redonda de aproximadamente 30 cm de diâmetro

tempo de preparo: 40min + 10 min de forno

Ingredientes para a massa rápida La Cucinetta (reduzi pela metade e obtive um disco fino de aproximadamente 35 cm de diâmetro)

200g de farinha de trigo;
125ml de água em temperatura ambiente;
2,5g de fermento biológico seco (1/4 c. chá);
1 pitada de sal;
1 pitada de açúcar;
1 fio de azeite;

Ingredientes para a cobertura (tudo meio no olho, pois fiz com as quantidades que tinha na geladeira):

1/2 maço de espinafre, somente folhas, cortadas em tiras;
4 rabanetes pequenos, cortados em rodelas bem finas;
3/4 xícara de cream cheese (o meu fiz em casa, estreando esta receita);
1 cebola cortada em rodelas;
1 c. sopa de manteiga;
sal,pimenta e azeite a gosto;


Preparo:

1. Pré aqueça o forno na temperatura máxima e comece a preparar a massa. Numa tigela grande despeje a farinha e faça com a mão um buraco no centro. Neste buraco despeja o fermento, sal e açucar. Verta a água, regue um fio de azeite e deixe tudo como está por 5 minutos;

2. Comece a misturar a massa com uma espátula e, assim que a consistência permitir, verta a massa numa superfície enfarinhada e sove por alguns mitutinhos, até ficar macia e elástica. Forme uma bola, enfarinhe, cubra com papel filme e deixe descansar por 15 minutos;

3. Enquanto isto, prepare o recheio. Refogue o espinafre na manteiga (junte um fiozinho de azeite na manteiga para não queimá-la) até as folhas ficarem macias mas ainda firmes. Junte uma pitada de sal e pimenta do reino. Desligue o fogo e reserve;

4. prepare o cream cheese, acrescentando se necessário, algumas colherinhas de creme de leite ou iogurte para ficar numa consistência melhor para espalhar sobre a massa. Se quiser pique umas cebolinhas ou outro tempero e misture no cream cheese. (Como o meu cream cheese era caseiro e de consistência mais firme, misturei algumas colherinhas de iogurte, sal, pimenta e bati com um mixer de mão até ficar bem cremoso) Reserve;

5. Enfarinhe novamente sua mesa de trabalho e abra a massa com a ajuda de um rolo também enfarinhado. (Eu gosto da massa bem fininha e costumo abri-la até 0,3 mm de espessura). Polvilhe sua assadeira com farinha de filho em flocos (para evitar que grude e ficar mais fácil de retirá-la da forma para servir) e transporte o disco que abriu para lá. Para evitar danos na massa, costumo dobrá-la em quartos e depois abri-la novamente na forma;

6. Agora a montagem: espalhe o cream cheese diretamente na massa, deixando uma sobra de 1 cm nas beiradas. Com um garfo, vá espalhando o espinafre, escorrendo eventual água do refogado. Espalhe as rodelinhas de rabanete, regue com um fio de azeite e um pisco de pimenta do reino moída na hora. Faça bordas finas, enrolando a massa na beirada que vc reservou.

7. Coloque rapidamente a pizza na grade mais baixa do forno e asse por uns 5-7, apenas o suficiente para a massa secar e ficar levemente crocante.




Nenhum comentário:

Postar um comentário