segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Torta de limão sem firula para superar um brownie esquisito



Vamos lá, com a mesma velha introdução: outro dia uma beterraba estava já com ares de "estou passando do ponto e você não vai fazer nada comigo?" e eu estava sem vontade de utilizá-la em alguma salada. Então lembrei de uma receita que vi há um tempão de brownie com beterraba e esta me pareceu uma combinação promissora, tal qual encontrei no bolo de chocolate e abobrinha.

Mas contrariando todas minhas expectivas, foi um belo fiasco! Os brownies ficaram secos, sem doce algum e só dava o gosto da beterraba. Meu filho foi quem provou o primeiro pedaço e disse com cara de quem chupou limão azedo: o que tem aí? Beterraba? Ah! Não acredito mamãe! Você fez um brownie de beterraba!? Ficou horrível!

Fui conferir o julgamento do pequeno e realmente estava intragável. Tudo bem que eu deixei um pouco mais tempo no forno do que deveria, mas além de ressecados, só restava um gosto pobre de beterraba, sem a doçura e suculência peculiares. Além disto, nem cheiro nem sabor de chocolate e pecãns.

E o primeiro pensamento acalorado que me veio na cabeça foi como eu fui cair na onda da maldita lhama bicho grilo que inventou esta receita para amenizar a culpa de oferecer chocolate para os filhos!

Em seguida lamentei os meus preciosos ingredientes desperdiçados: manteiga de primeiríssima, gotas de chocolate belga que quase se acabaram e um bom punhado de pecãns. Tudo para o lixo...

Quando recuperei a calma fiz as pazes com a moça da receita porque o blog dela é ótimo, já testei outras receitas suas que foram super bem sucedidas e saborosas e, talvez, as beterrabas de lá não sejam como as daqui...

 :-p (não acreditei nisto, só para constar). Mais provável um erro de proporções na publicação da receita, agravado pela má execução da receita (tempo demais no forno).

Quando me refiz do fracasso preparei esta torta de limão sem firula e pretensões inovadoras e surpreendentes. Não segui nenhuma receita, só direcionei meu raciocínio para o mais simples e garantido que existe no reino da culinária brasileira: biscoito e manteiga para a base, leite condensado e limão espremido para o recheio, cobertura de suspiro.

Básica.
Óbvia.
E uma delícia!






Torta de limão com cobertura de suspiros
das minhas notas mentais

tempo de preparo: 30 min + 2h na geladeira para firmar
rendimento: 3 tortas de aproximadamente 12cm de diâmetro

Ingredientes

Para a Base:
  • 3/4 pacote de biscoito maizena;
  • 1/3 pacote de bisvoito integral de aveia e mel;
  • 50g de manteiga derretida;
Para o Recheio:
  • 1 lata de leite condensado;
  • 1-2 limões espremidos (usei tahiti, mas use o de sua preferência);
Para o suspiro:

  • 2 claras;
  • 1 c. sopa de açucar (usei de confeiteiro);
  • 1 pitadinha de sal;

Preparo:

  1. Comece pelo recheio. Misture o limão espremido com o leite condensado até homogeneizar (a quantidade de limão é uma sugestão, aumente ou diminua conforme queira um sabor cítrico mais ou menos pronunciado). Cubra com papel filme e leve à geladeira enquanto prepara a base e o suspiro;
  2. Pre-aqueça o forno (15 min. são sufucientes) em 180ºC. No processador de alimentos ou liquidificador, triture os biscoitos até obter uma farofa fininha. Coloque esta farofa numa tigela grande e despeje a manteiga derretida aos poucos sobre ela. A textura final deve ser de areia molhada, a qual quando apertada entre os dedos forma uma massa que não esfarela. Se necessário acrescente um pouco mais de manteiga;
  3. Cubra o fundo e as laterais da forma de torta com esta base de biscoitos, apertando bem com as mãos ou com a ajuda de um copo.
  4. Asse por uns 10-15 minutos, apenas o necessário para a manteiga secar um pouco;
  5. Retire do forno, mas mantenha-o ligado, abaixando para a temperatura mínima. Deixe a base esfriando enquanto prepara a cobetura de suspiros;
  6. Na tigela da batedeira bata em velocidade baixa as claras até formarem picos moles. Acrescente o açúcar , o sal e aumente a velocidade para média. Bata até obter picos firmes;
  7. Agora é só montar a torta. Distribua o recheio que está na geladeira sobre as bases, alisando com uma espátula a superfície. À colheradas ou com um saco de confeiteiro, cubra o recheio com o suspiro. Para fazer os picos 'encrespados', (caso não utilize o saco de confeitar) encoste um garfo na posição horizontal na cobertura de suspiros e levante-o, puxando a cobertura. Repita o movimento por toda a área coberta;
  8. Leve a torta para assar em fogo baixo, apenas até o suspiro ficar dourado, aproximadamente 20 min, no meu caso. 
  9. Refrigere por 1-2h ou até o momento de servir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário