terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Um tabule diferente: trigo, radicchi, tomates, queijo fresco, limão e gergelim

~



Nas últimas semanas o calor é tão infernal que simplesmente perdi a vontade de acender o forno e, cá entre nós, até as bocas do fogão. Estamos vivendo a base de pão francês, frios, queijos, sanduíches recheados de saladas, frutas, sucos, iogurte e leite frio. Até me recordei dos últimos meses da minha gravidez em que passei na casa da minha mãe no Rio e não conseguia comer qualquer coisa cozida ou quente, ou morninha.

Estou morrendo de vontade de preparar biscoitos de natal para pendurar na minha árvore tropical mas nada de criar coragem e esquentar a barriga (e todo o resto da casa) no forno. Ao invés disto, já decidi que neste ano a ceia de Natal será refrescante e leve, nada de assados e molhos e sobremesas pesadas, afinal, aqui é verão, carambolas! Já tenho algumas idéias mas vou guardar para não estragar a surpresa de quem chegará na véspera e de vez em quando bisbilhota por aqui.

Para não dizer que estou subnutrindo meu pequeno em fase de crescimento, um dia preparei panquecas de frango com tomate e pimentas e noutro este tabule que é mais uma idéia do que uma receita, só para lembrar o quanto os grãos são versáteis.  

O preparo é simples, só basta lembrar de lavar bem o trigo para quibe e colocá-lo de molho na água por algumas horas. Eu deixei de molho de manhã e quando voltei do trabalho no fim da tarde escorri bem e juntei com as verduras que tinha em casa. Tomate é sempre uma boa pedida, por causa do suco. Além disto, acrescentei quijo fresco, que também acrescenta umidade ao trigo seco, radicchio, cujo amargor caiu muito bem e trouxe profundidade ao sabor. para temperar limão espremido, sal e pimenta moída na hora e, uma adição de última hora que enriqueceu todo o paladar do prato foi o gergelim preto torrado brevemente na frigideira.

Pepinos também caem muito bem, são bem suculentos, mas todos eles foram utilizados no preparo de um gazpacho, refrescante e infalível. deixo aqui a idéia :-)


Um comentário:

  1. Mia cara Pietra, io ritornerò nella prossima settimana. Tu mi manca molto e io voglio mangiare, insieme da te, le piccole cose che sto portando al Brasile. Senti, ho visto la vaniglie costando cinque euro circa. No so si questo prezzo sta a buon mercato o no. Scusa i miei errori, lo mio italiano è tropo povero, come i siciliani. ahahahah. Ti amo molto e voglio a te adesso. baci mile.

    ResponderExcluir