terça-feira, 12 de março de 2013

Bolo improvisado de banana, maçã e coco






Trabalhar o dia todo, cuidar da casa, dos bichos, da horta no quintal, da roupa (ainda que com a parceria do Chéri), das contas a pagar, praticar exercícios físicos, ir ao cinema regularmente, aulas de pós graduação às noites de terças e quintas, assitir ao envolvente e viciante "Game of Thrones" com o filhote enquanto o Chéri zomba da trama que não necessariamente envolve uma disputa entre fadinhas e dragões... tudo isto tem me deixado com pouco tempo livre para escrever por aqui e, lamentavelmente, para cozinhar quitutes elaborados também.

Foi por isto que neste fim de semana escolhi assar o bolo mais fácil de todos os tempos: o indefectível bolo de banana [e suas variações]. Duas tigelas e um garfo ou colher de pau: secos numa, líquidos noutra, mistura tudo e assa - eis a fórmula mágica do bolo fofo e amigo.

Desta vez as bananas madurérrimas só preencheram uma das duas xícaras pedidas na receita. Abro a geladeira, resgato 3 maçãs gala renegadas, as descasco sem descartar as cascas e pico tudo em cubinhos. Com as cascas reservadas tive a idéia de usar a técnica de um outro bolo que há muito tempo preparava e até vendia para ganhar um bom troco na época da segunda faculdade: batê-las com o óleo requerido na receita, antes de misturá-lo aos outros líquidos.

Então eu, com este talento nato para complicar a minha vidinha, não me dei por satisfeita e ainda inventei de ralar um bom naco de côco fresco para dar mais textura à massa e, com sorte, um pouco de seu sabor.

Tudo funcionou perfeitamente e mais uma vez me certifiquei de que esta massa suporta os mais variados siricoticos de invencionices ;-)

tempo de preparo 20min + 35-40 min de forno
rendimento: 1 forma bundt igual a da foto (aprox. 23cm de diâmetro) + 1 bolo inglês pequeno


Ingredientes:
  • 3 xic. farinha de trigo
  • 1 colh. (chá) bicarbonato de sódio
  • 3/4 colh. (chá) sal
  • 3 ovos grandes
  • 2 xic. açúcar cristal
  • 1 1/3 xic. óleo vegetal (uso de girassol ou canola)
  • 2 colh. (sopa) de extrato de baunilha.
  • 1 xic. de bananas maduras amassadas com o garfo (meça depois de amassadas)
  • 3 maças gala descascadas (reserve as cascas) e cortads em cubos;
  • 1/3 xíc. de coco fresco ralado na hora; 
  • 1/2 xic. buttermilk (leite + uma colher de chá de vinagre)

Preparo :
  1. Prepare as formas untando-as com óleo ou manteiga e enfarinhando-as e pré-aqueça o forno a 180ºC. 
  2. Bata no liquidificador ou mixer as cascas da maçã com o óleo até a casca ficar bem picada;
  3. Numa tigela, misture a farinha, o bicarbonato e o sal. Em outra tigela maior, misture com um garfo ou colher os ovos, o óleo e o açúcar, até que fique homogêneo. 
  4. Junte a farinha à mistura de ovos, misturando com a colher ou garfo, apenas o suficiente para incorporar a farinha. A massa ficará bem densa. Acrescente o extrato de baunilha, as bananas, as maçãs picadas, o buttermilk e misture até conseguir uma massa homogênea. Misture o coco ralado.
  5. Distribua nas formas e leve ao forno por 35-40 minutos ou até que um palito inserido no centro dos bolos saia limpo (não abra o forno nos 20 primeiros minutos porque ele ainda não está bem estruturado e você pode arruiná-lo).
  6. Retire do forno e deixe esfriar por 10 minutos antes de desenformá-los. Remova das formas e deixe que esfriem completamente

2 comentários:

  1. ownnnn...que delícia gatammm! você por acaso já se aventurou no mundo da culinária grega??? Tenho feito uma pesquisa e devo fazer minha estréia amanhã...spanakopita...rsrs...os nomes também são ótimos! bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amada! Ainda não me aventurei na culinária grega, mas tenho muuuita vontade! do que se trata este quitute? me conte sua estréia! bjos

      Excluir