segunda-feira, 8 de abril de 2013

Salada crocante de escarola, peras e bacon e o meu ovo de páscoa





Este seria um bom post para o 1º de abril, pois, quem achou que encontraria uma boa receita de ovo de páscoa, bem chocolatudo, caiu, caiu. Meu ovo de páscoa foram na verdade dois, de galinha caipira- bem amarelinhos -cobertos com bacon crocante e coentro fresquinho da minha horta.

Esplêndido!

Mas não apenas deles vou lhes contar... até porque para ovo mexido com bacon frito não há receita, não é mesmo? Vale mesmo é a sugestão: creme de leite fresco ou leite integral à gosto misturado na hora de bater os ovos dá aquela cremosidade dos ovos de café da manhã de hotel. E o coentro fresquinho bem picado é uma variação deliciosa (para quem gosta do tempero, é claro) ao habitual cheiro verde.






O que eu quero mesmo é deixar a receita simplérrima desta salada crocante de escarola e bacon que preparei repetidamente nos três dias de feriado, porque era a verdura da vez na nossa horta e fizemos um trato de consumir apenas aquilo que tínhamos em casa).

Como éramos só nos dois e um pé de escarola, resolvi picar grosseiramente a parte mais crocante e inferior das folhas e o restante picar em finas tiras e refogar com azeite e bacon em cubinhos. Para dar um tchans e também aproveitar as pêras desconhecidas e crocantes que ganhamos de um amigo do Chéri, juntei uma delas à salada, cortadas em não tão finas fatias: brancas,descascadas e crocantes.

E esta mistura de escarola crua e crocante e refogada na salada é um ótimo truque para quem tem apenas uma verdura à mão pois dela derivam duas texturas e sabores distintos ;-)
Servi e comemos assim assim, sem molho ou tempero, pois o sal veio todinho do bacon e o azeite do refogado. Simples e deliciosa, bem como o feriado que passamos em casa, desfrutando do tempo desapressado e de nossas companhias.





Nenhum comentário:

Postar um comentário