sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Geleia de figo com baunilha e balsâmico [e pectina caseira]





Ultimo post do ano. Escrito às pressas nos últimos minutos antes de pegar a estrada rumo à terra do sol abundante, para festejar o fim de um ano excelente, o início de um que será ainda melhor e de quebra, o meu aniversário e o da minha irmã, da qual não fui gêmea por uma questão de míseros 365 dias! Parabéns para minha mãe também, que passou dois anos seguidos na maternidade, num calor desgraçado, enquanto todos se divertiam, ali do lado, nas areias de Copacabana!

Champagne foi o segundo líquido que experimentei e não parei até hoje de almejar borbulhas douradas da vida.

Finalizo 2013 no blog com uma receita de 2011, uma das minhas preciosidades não publicadas não sei bem por qual motivo. O fato é que vale a pena.

Já a algum tempo venho me arriscando no preparo de geleias e esta de figos está no top 5 dos meus críticos residentes. Uma pena que demorei para postá-la e a estação de figos passou, voltou, passou novamente e agora finalmente está de volta.

Festas de fim de ano para mim tem sabor de figo. Figos frescos, carnudos, doces e suculentos. Esta fruta que definitivamente é uma de minhas três preferidas (juntamente com fruta do conde e manga) também é deliciosa cozida, como nesta geleia que preparei anos atrás.

Tenho uma infinidades de coisas novas para contar e post a publicar, mas agora só no ano que vem.
Desejo a todos um excelente 2014, repleto de gostosuras, borbulhas e travessuras!

tin-tin!

Ingredientes:
  • 10 figos maduros;
  • 1/2 xic pectina caseira;
  • 1/2 xíc agua;
  • suco de 1/2 limão espremido;
  • 3/4 xic de açucar;
  • 1/4 xic de aceto balsamico;
  • 1 pitada de semente de baunilha;
pectina caseira:


  • 4 maças gala (usei somente as cascas, coroços e sementes);
  • água suficiente para cobrir uma panela de beiradas altas

Preparo:

  1. Comece pela pectina: despeje as cascas, coroços e sementes da maça numa panela, cubra com água e deixe ferver por uns trinta minutos. Se usar as maças inteiras deixe ferver até que a polpa fique bem macia. Retire do fogo e coe usando um coador bem fino de pano. Não esprema para não deixar a pectina turva e amarga. Volte o líquido ao fogo, deixe ferver novamente, desligue e armazene em potes de vidro bem fechados por até 3 meses. 
  2. Para a geleia, despeje o os figos cortados em pedaços e a água numa panela, de preferência, não reativa (com revestimento de esmalte) e cozinhe em fogo médio até os figos amaciarem e começarem a despedaçar;
  3. Adicione o restante dos ingredientes, diminua o fogo para baixo e deixe cozinhar até engrossar e atingir a espessura desejada. Isto depende do seu gosto. 
  4. faça o teste do pratinho para checar o ponto porque geleias enganam: depois de frias endurecem bastante. Durante o cozimento da geleia coloque um pratinho ou dois no freezer e, quando achar que já está quase no ponto pigue um pouco da geleia no pratinho. Gire-o e se a geleia demorar para escorrer e ficar enrugadinha na superfície é porque está pronta. Caso contrário deixe mais um pouco e repita o teste. 
  5. Depois de pronta deixe esfriar um pouco e transfira a geleia para potes de vidro esterilizados. Eu costumo esterilizar os meus no forno, lavando bem antes e deixando secar lá dentro. 
Sugestão de consumo: sobre torrados de pão francês e manteiga de amendoim :-)


Nenhum comentário:

Postar um comentário