segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Geleia de cebola caramelizada









Um dos motivos de minha ausência total neste blog no fim do ano passado foi que passamos, eu e Chéri, nossas tão esperadas férias na Itália. 

Trinta dias de júbilo gastronômico. Trinta dias de massa fresca, queijos indecentes (com destaque para ricotta de queijo de ovelha que simplesmente não conseguia parar de comer) presuntos e salames fenomenais, sorvetes pornográficos e vinhos irresistivelmente acessíveis.

Trinta dias sentindo na pele (no estômago e no coração) todo o bairrismo do italiano quando se trata de produtos típicos. Seja na menor cidadezinha da província mais esquecida de Marche, seja na gigante Bologna, cuja fama é de capital gastronômica da Itália. Obviamente não tomei partido algum. Provei de tudo e do melhor que cada lugarejo tinha a oferecer. Prestigiamos o vero ragú bolognese, a sfogliatella napolitana, as azeitonas all'ascolana, a bisteca fiorentina, lulas em Veneza, frutos do mar à beira do Adriático e por aí vai... tudo regado a um bom vinho, ou dois, ou três... Cozinhamos um sem fim de coisas boas também, aproveitando os legumes e verduras da estação, produzidos localmente é claro!




E dentre todas estas maravilhas das quais passaria uma tarde e uma noite inteira discorrendo, relembrando e salivando horrores, experimentei na singela cidadezinhainhainha de San Severino Marche, numa das noites mais surpreendentes da viagem, uma geleia de cebola que nos foi servida juntamente com queijos diversos (parmigiano reggiano, pecorino sardo e trufado, grana padano...), nacos de pão e taças de vinho tinto.

Trouxe um vidrinho minúsculo da iguaria e, tão logo acabou, me vi caçando na internet algo similar porque comer queijo com a tal geleinha virou a sobremesa preferida lá de casa.   Viciante. Um prazer do qual nenhum de nós quer abrir mão. 

E então parei nesta receita, sobretudo pela cerveja tipo stout - justamente um ingrediente que tenho certeza que não havia na receita original italiana -mas que me pareceu absolutamente promissor. E de fato é.

Acrescentei apenas algumas especiarias e deixei caramelizar bem as cebolas, até ficarem marronzinhas mesmo, sem medo de queimá-las!

Fiz na quinta feira passada e um pote já se foi... comê-la com um queijo forte é a melhor pedida, mas também vai bem num hamburguer suculento e segundo me contou o Chéri que de bobo não tem nada, ficou excelente por cima de uma omelete cremuda. 



Geleia de cebola caramelizada
receita daqui, um tiquinho adaptada

tempo de preparo: 1h
rendimento: 3 xícaras

Ingredientes:

  • 1 kg de cebola fatiadas finamente;
  • 1/2 garrafa de cerveja do tipo stout;
  • 2 c. sopa de caldo de carne (usei caseiro);
  • 1 c. sopa de vinagre balsâmico (usei 2);
  • 1/2 xíc. de azeite extra virgem (eu preferi caramelizar a cebola na manteiga, então usei 2 c. sopa de manteiga e 1 c. sopa de azeite);
  • 1 c. sopa de açúcar mascavo (usei 4);
  • sal;
  • pimenta do reino moída na hora;
  • 1 pitada de canela (adição minha);
  • um tiquinho de noz moscada ralada na hora (adição minha)

Preparo:
  1. Numa panela larga de fundo grosso (preferencialmente revestida de esmalte ou outro material não reagente)aqueça em fogo médio a manteiga juntamente com o azeite e despeje a cebola fatiada;
  2. Cozinhe com a panela tampada, mexendo de vez em quando (para a cebola não grudas no fundo) até as cebolas caramelizarem, isto é, adquirirem uma coloração bem castanha (como aqui). Este leva uns 30 minutos;
  3. Acrescente os demais ingredientes e cozinhe agora com a panela destampada, até reduzir no ponto desejado (mais uns 15 minutos).
  4. Desligue o fogo, deixe esfriar e transfira para potes esterilizados. . Guarde na geladeira por até duas semanas.

3 comentários:

  1. Recomendo! Uma delícia!

    ResponderExcluir
  2. Muito boa receita , realmente fantastica ... Coloquei o dobro de colheres de açucar mascavo .... Ficou D+

    ResponderExcluir