terça-feira, 11 de setembro de 2012

Purê de favas e bacon com tomatinhos assados e alho negro e cação ao forno com cebolas e alcaparras



Nas últimas semanas o tempo anda curto até para cozinhar. Questão de prioridades...

Volto a dizer que o inverno infernal deste ano, em que altas temperaturas combinadas com mais de 50 dias de estiagem causam-nos uma sensação de esgotamento e desidratação profunda,  até a corridinha tão prática e prazerosa na praçona ao lado de casa tornou-se insalubre.

Como suspender os exercícios está fora de cogitação, recorremos então à natação e à musculação no clube logo após o trabalho. Resultado disto foi menos tempo para preparar o jantar e outros quitutes. E assim que passamos as últimas semanas... jantando frutas, iogurte e sanduíches. Tudo muito simples, gostoso e refrescante... mas nada merecedor de um post com receita.

Exceção foi o almoço de domingo, inspirado na minha recente visita à 'feira' no bairro onde moro, onde há apenas uma banquinha de ovos caipiras, a tradicional banca de pastel que o paulista não vive sem e uma outra de peixes simplesmente extraordinária! Os peixes são frequíssimos e é uma atração à parte observar o senhorzinho japonês limpar e fatiar os peixes com tamanha agilidade e leveza que faz parecer o trabalho mais simples do universo -embora saibamos que isto é coisa que só os que dominam profundamente uma técnica são capazes.

Aproveitamos também para dar cabo às favas trazidas da Kantuta (feira boliviana em São Paulo imperdível, promessa para um post futuro!) e preparar os tomatinhos assados irresistíveis que despertaram a gula natureba adormecida em mim, quando os vi no blog da Fer

Para acompanhar, couve flor roxinha assada e uma saladona bem refrescante com pepinos fatiados, alface romana crocante, cenoura ralada e lascas de amêndoas tostadas.

Se você tem paciência na cozinha recomendo muito o purê de favas, porém, não sendo este o caso... pule para o cação ao forno, cujo preparo é rápido, fácil e o resultado super saboroso.







Purê de favas e bacon com tomatinhos assados e alho negro

tempo de preparo: 20 minutos + tempo de cozimento das favas
rendimento: 4 porções bem servidas


Ingredientes:

Purê:

500g de favas cozidas e sem pele (depois de cozidas tirar a pele das favas é brincadeira de criança)
bacon a gosto cortado em cubinhos ( utilizei três fatias médias);
de 1/2 a 1 xíc. de leite;
sal

Tomatinhos assados:

200g de tomatinhos lavados e cortados ao meio no sentido longitudinal;
azeite, sal e pimenta do reino moída na hora para temperar;
5 dentes de alho negro picados em cubinhos. Para quem não conhece o alho negro deixo este link de uma matéria do ano de 2009 do suplemento "Paladar" do Estadão. Nem sabia que era tão badalado assime  só o descobri no começo do ano, por acaso... acho delicioooso e piro na omelete 'cremuda' com alho negro que é a especialidade do Chéri!

Preparo:

1. Pré aqueça o forno em 250ºC.

2. Despeje os tomatinhos numa tigela e adicione os temperos. Mexa bem até ficar tudo bem misturado.

3. Forre uma forma de beiradas altas (de preferência) com papel alumínio deixando uma sobra para cobrir. Regue-o com um fio de azeite e despeje os tomatinhos temperados. Feche bem com o papel alumínio restante e leve ao forno por 10-15 min;

4. Após este tempo abra o papel alumínio e e asse  mais uns cinco minutinhos para dar aquela tostadinha deliciosa. Não se preocupe se acumular líquido porque será usado para cobrir e deixar o purê de favas mais suculento.

5. Retire do forno e reserve.

6. Enquanto os tomatinhos assam no forno bata as favas já sem pele (para uma textura aveludada) no processador ou liquidificador e vá acrescentando o leite até ficar na consistência de purê (para mim bastou um pouco mais de meia xícara );

7. Numa panela grande aqueça um fiozinho de azeite e despeje o bacon já cortado em cubinhos. Deixe dourar e então acrescente o purê;

8. Mexa bem até misturar todo o bacon, se necessário acrescente um pouco mais de leite;

9. Acerte o sal e desligue o fogo;

10. Despeje o purê na travessa de servir e verta os tomatinhos assados, inclusive o líquido que acumulou.

11. Por último, acrescente o alho negro picadinho.


Cação assado com cebolas e alcaparras:

tempo de preparo: no mínimo 30 min marinado no tempero + 25 min de forno
rendimento: 4 porções

Ingredientes:

4 postas de cação temperados com limão, azeite, vinagre de vinho branco, sal e pimenta do reino moída na hora;
1 cebola média cortada em meia lua;
1 c. sopa de alcaparras;


Preparo:

1. Pré aqueça o forno em  250ºC (se estiver preparando o purê de favas poderá assar os dois juntos, deixando os tomatinhos na frente porque ficarão prontos primeiro)

2. Forre uma assadeira grande com papel alumínio, deixando uma sobra do mesmo tamanho para cobrir. Regue-o com um fio de azeite e disponha as postas de cação temperadas (reserve o líquido para despejar sobre o cação, se necessário durante o cozimento). Por cima das postas distribua as cebolas fatiadas e as alcaparras. Cubra bem com o papel alumínio que sobrou;

3. Asse por 15 minutos e após este tempo descubra as postas. Se perceber que o cação está seco despeje o líquido reservado, caso contrário continue assando por mais 10 -15, ou até o peixe dourar.

4. Retire do forno e sirva.









2 comentários:

  1. Oi Pietra,
    Todos nós estamos sofrendo com esse problema de tempo.Cada vez parece estar mais curto.
    Ainda bem que sobra um tempinho para dividir essa receita tão gostosa conosco.
    Bj,
    lylia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lylia! Se testar a receita me avise como ficou, hein! beijos e boa semana para vc!

      Excluir