quarta-feira, 23 de maio de 2012

Jantar expresso com spaghetti, cogumelos salteados, nozes e parmesão




Oh boy! Ultimamente minhas fotos estão tãããão péssimas que fico com vergonha de publicá-las. Daí penso se há algo interessante na receita que valha a pena o compartilhamento, mesmo com uma imagem tosca, incapaz de despertar curiosidade ou o interesse de vocês. (Onde estão os cogumelos frescos fatiados?)

Pois bem, enquanto neófita no forno e fogão (em homenagem a um caro colega de profissão), ainda me surpreendo quando tiro um jantar da cartola, o que, para mim, significa pescar alguns dos poucos ingredientes que residem na minha cozinha para improvisar  uma refeição saborosa com apenas aquilo que se tem em casa.

Saber escolher o que não pode faltar na cozinha é o segredo que faz pular coelhos da cartola e deslizar cartas da manga.  É um exercício de observação e aprendizado com  os erros. Quem já não se frustou durante o preparo de uma receita ao perceber a ausência daquele ingrediente essencial e muitas vezes básico, ao mesmo tempo em que constatava  alimentos frescos apodrecendo na geladeira e itens de dispensa com prazo de validade vencido  ocupando espaço nos armários?

Já experimentado muitas vezes esta situação, hoje procuro ter sempre em casa estes itens eleitos titulares da minha cozinha:

  • Iogurte caseiro (para o preparo de bolo, sopas frias, pastinhas para acompanhar um sanduíche ou uma salada, para bater com fruta congelada e criar um frozen, por exemplo);
  • buttermilk (é o soro do iogurte que vou juntando num potinho e deixo na geladeira para utilizar em preparo de alguns bolos que o pedem na receita)
  • caldo de legumes ( faço toda semana e deixo congelado em porções de meio litro para o preparo de caldos, risotto e sopas, e em cubinhos de gelo para acrescentar em molhos e legumes salteados ou grelhados); 
  • Manteiga, óleo de girassol ou canola e azeite (essenciais para o preparo de bolos, tortas, biscoitinhos, molhos, salteados de legumes, e por aí vai...;)
  • 1 tipo de queijo fresco (ricota, minas, cottage...para sanduíches, saladas, massas...);
  • queijo meia cura, gruyère ou parmesão (pra usar em risotto, molho branco, gratinados, sanduíches, etc.);
  • algum tipo de noz (para encrementar uma receita de bolo, uma salada, uma massa...);
  •  açucar mascavo e cristal, farinha de trigo branca e integral, sal fino e grosso (para perfomances culinárias totalflex ;-)
  • amido de milho, fermento químico e bicarbonato de sódio (para sempre poder preparar qualquer tipo de bolo ou creminhos);
  • 1 pacote de massa longa e um de massa curta (assim como o risotto, a massa é o veículo perfeito para aproveitar legumes e verduras perdidos na geladeira);
  • arroz arbóreo ou carnaroli (para o preparo de risottos e arroz doce: os favoritos lá de casa que preciso fazer toda semana!)
  • gelatina em pó sem sabor  (para sobremesas de colher... miaaaam);
  • extrato de baunilha (o meu é caseiro que aprendi a fazer reutilizando  favas de baunilha já abertas e fervidas, curtindo-as por algumas semanas num potinho com tampa cheio de vodca)
  • pimenta do reino, canela e noz moscada (minhas especiarias preferidas);
  • ervas frescas plantadas: salsinha, cebolinha, hortelã, alecrim, manjericão e tomilho (muito melhor plantar em vasinhos suas ervas frescas do que adquirir um maço gigante delas para usar um tantinho numa receita e depois se sentir obrigada a comer tudo com um tempero só, para não vê-las apodrecendo na geladeira);
  • vinho branco seco, vinho do porto e vodca (para o preparo de frutas, caldas, geléias, risottos, sorvetes... etc)
Aí estão os básicos que combino com frutas, verduras e legumes sazonais para o preparo dos meus quitutes. Com este arsenal e alguma estratégia de abastecimento tenho guarida para adaptar, substituir, inventar e até me surpreender com o que pode surgir de um passeio rápido no meio da semana pela geladeira e dispensa.  

É o caso que lhes apresento. Comidinha simples com sabor de inteligência doméstica ;-)

Espaguetti com cogumelos salteados, nozes e parmesão

tempo de preparo: 25 min.
rendimento: 2-3 porções generosas ou 4 modestas

Ingredientes:

300g (aprox 1/2 pacote) de espaguetti;
10-12 cogumelos frescos fatiados (usei cogumelos paris, o que havia sobrado desta receita)
um punhado de nozes grosseiramente picadas;
1 cebola média picada em quadrados;
1 colher de sopa de manteiga;
1/4 xícara de creme de leite fresco;
1/2 xícara (ou um bom punhado) de parmesão de boa qualidadade preferencialmente ralado na hora; 
Cheiro verde picatinho;
sal e pimenta do reino moída na hora;

Preparo:

1. Aqueça bem uma frigideira de fundo grosso e beiradas altas e toste as nozes para liberar seu aroma. Retire do fogo e reserve;
2. Numa panela grande de boca larga leve à fervura a água com um fio de azeite e um punhado de sal;
3. Enquanto isto, fatie os   cogumelos, a cebola e pique o cheiro verde. Quando a água abrir fervura despeje a massa e cozinhe até ficar al dente;
4. Na mesma frigideira das nozes derreta a manteiga e, em fogo médio doure as cebolas até amaciarem.
5. Salpique o sal, aumente o fogo para médio alto e salteie os cogumelos mexendo sempre até que fiquem dourados (aprox 5 min). Desligue o fogo e escorra o espaguetti.
6. Volte o espaguetti escorrido na panela grande em fogo baixo. Junte o creme de leite, a pimenta  e vá acrescentando o salteado da frigideira.
7. Desligue o fogo, jogue o parmesão, as nozes e o cheiro verde, misture bem e tampe a panela por 1 min.
8. Sirva as porções e finalize com um tantinho de parmesão, cheiro verde e mais uma moída de pimenta do reino.



Nenhum comentário:

Postar um comentário