quarta-feira, 9 de maio de 2012

Panna cotta com calda de morango e vinho do porto


Quando estive na Itália em 2010, não sei por que lapso, não experimentei panna cotta. Também nunca comi panna cotta em restaurante ou casa de amigos. Ou seja, a única referência que tenho é a minha panna cotta. E eu acho ela fantástica. Simples e sem modéstia assim.

A textura é homogênea e tão cremosa que quase não se percebe a gelatina que lhe dá forma. O sabor do creme é bem suave, levemente adocicado... e isto lhe dá versatilidade para "carregar" as mais diversas caldas e coberturas. 

E o melhor de tudo: é um doce de poucos ingredientes e preparo relâmpago. No mesmo tempo em que prepara uma gelatina, você prepara panna cotta!

Experimente um dia, arrisque uma calda de sabores inusitados ou faça apenas caramelo. Sirva com uma calda de maracujá ou com  frutas vermelhas frescas e um chorinho de vodca, conhaque, marsala ou vinho do Porto.

Esta receita vem, com alguma adaptação, do Giallo Zafferano, um blog divino que está se tornando a minha maior referência em culinária italiana. A calda fiz com o que tinha em casa, num exercício de criatividade induzida pelo universo da minha geladeira e pequena dispensa :-)





Panna cotta com calda de morango e vinho do Porto

ligeiramente adaptada do più goloso Giallo Zafferano

tempo de preparo: 15 min + 3h de geladeira
rendimento: seis forminhas iguais as da foto, de capacidade de aprox. 80ml.


Ingredientes:

500ml de creme de leite fresco
150g de açucar (fiz com 100g)
3 folhas de gelatina (não tinha gelatina em folhas e substitui cada folha por 1 c. chá (4g) de gelatina em pó sem sabor. Vc pode diminuir a quantidade de gelatina para uma panna cotta mais molenga, questão de gosto!)
uma fava de baunilha cortada ao meio (tb não tinha e substitui por uma colher de chá de água de rosas que não fez diferença alguma :-p)


Calda:

6. c. chá de geléia de morango de boa qualidade ( usei uma divina de morango com pimenta!)
vinho do porto o quanto baste para atingir a textura desejada da calda


Preparo:

1. Coloque as folhas de gelatina de molho numa tigelinha com água fria. Se estiver usando gelatina em pó coloque o pó numa tigelinha e despeje 30ml de água fria.
2. Enquanto a gelatina reage com a água (aprox 10 min) junte o creme de leite, o açucar e a fava de baunilha cortada ao meio numa panelinha e aqueça em fogo baixo, mexendo sempre, sem deixar ferver.
3. Assim que todo o açucar estiver dissolvido retire do fogo.
4. Retire a fava, lave-a e deixe secar para depois vc colocá-la num pote com açucar cristal e produzir o seu próprio açucar baunilhado ;-)
4. Junte a gelatina que se formou com o pó e a água à panela com o restante dos ingredientes e volte ao fogo baixíssimo apenas para dissolver por completo a gelatina. Mexa cuidadosamente e não deixe esquentar muito porque o calor inibe a qualidade aglutinadora da gelatina.
4.1. Se estiver usando gelatina em folhas retire-as da água e esprema bem as folhas em suas mãos para retirar o excesso de líquido e então faça o procedimento descrito no item 4.
5. Retire a panela do fogo e verta o líquido sobre um copo medidor (para facilitar o transporte para as forminha individuais) passando por uma peneira ou coador.
6. Enquanto o líquido esfria um pouco, molhe as forminhas com água ou alguma bebida de sua preferência, como rum, conhaque, marsala, escolha de acordo com a calda que planejou. Isto é para não grudar na hora de desenformar.
7. Despeje o líquido nas forminhas e leve à geladeira por algumas horas ( a minha levou 2h30 para firmar, isto vai depender da sua geladeira)
8. Para reduzir o risco do desastre na hora de desenformar, coloque um dedinho de água numa panela e deixe ferver. Desligue o fogo, ibanhe as forminhas por alguns segundos na água quente e então desenforme.

9. Despeje a calda (que é só misturar os dois ingredientes) e sirva. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário