sábado, 18 de agosto de 2012

O desafio da Bomba de Chocolate



Buemba, buemba! De quem é a melhor bomba de chocolate da cidade???

De quem, de quem???

Bem... "na vida real" isto não foi uma pergunta retórica e a resposta imediata, assertiva, sincera... ou no mínimo diplomática do Chéri, foi dizer que é a minha, claaaro!

Mas esta história começou no dia em que ele me perguntou se eu já havia experimentado a bomba de chocolate da padaria mais badalada de Campinas (mas de longe a melhor!), porque aquela era a melhor bomba de chocolate do mundo.

Eu não havia provado e fiquei tão injuriada por sua tremenda empolgação com o doce da cozinha alheia que o lado mais competitivo que existe em mim  venceu-me (dá-lhe!) e  forçou-me a tomar como um desafio pessoal fazer a melhor bomba de chocolate que ele já comeu na vida!

O primero passo foi comer a maravilhosa bomba da tal padaria e constatar que, huuumm, de fato era boa... mas nada impossível de superar.

O segundo passo foi pesquisar, pesquisar e ficar doidinha com as mil variáveis e possibilidades de fracasso das receitas de bomba que encontrei pela web.

O terceiro passo foi adquirir esta belezinha de livro Confeitaria Passo-a-Passo da Editora Larousse, super dummy proof, que descobri fuçando a bancada de promoções da livraria mais ordinária da cidade, enquanto fazia hora para uma sessão de cinema.

As receitas vem ilustradas com fotos passo-a-passo, coisa que, para quem não tem muita experiência é encorajador. Mas ainda assim, esta crítica impiedosa que vos escreve acha que faltam melhores explicações na montagem dos doces.

Resolvi arriscar a receita de bomba e ainda fazer uma bossa com um recheio mais refinado de amêndoas, ao invés do creme de confeiteiro. Cá entre nós, apesar do sucesso do recheio, prefiro a combinação tradicional... mas isto não altera minha colocação no ranking, que fique bem claro!




 


A massa de bomba, que é a mesma de carolina, é hiper mega fácil de fazer e o que dá trabalho e exige paciência mesmo é moldá-la com o saco de confeiteiro. O único momento tenso e de maior possibilidade de fracasso, é a retirada do forno e esfriamento das bombas. Como a massa infla em seu cozimento e fica oca, prontinha para receber o recheio, se a temperatura não diminuir bem devagar, as bombas murcharão implacavelmente, ficarão grudadas e com consistência chicletuda irreversível... um fiasco completo, acreditem porque aconteceu comigo na primeira fornada!

Mas a solução foi simples, só diminuir a temperatura aos poucos do forno e nos minutos finais deixar uma frestinha aberta, com a ajuda de uma colher de pau.

No mais, é só seguir a receita passo-a-passo, com calma, cuidado e atenção. Você fará as melhores bombas de chocolate da sua cidade, exceto se morar em campinas, obviamente!

Garanto que massa fresquinha de bomba você jamais comeu em alguma padaria. Garanto que cobertura de chocolate amargo, de excelente qualidade, bem farta e lustrosa pela manteiga puríssima que você tem em casa, nenhuma padaria faz melhor que a sua! E ainda garanto, sem medo de errar, que um recheio bem generoso com ingredientes selecionados pelo seu crivo, ganha de lavada (tal qual a seleção de volei feminino na final das olimpíadas!) da padaria mais refinada e metida à besta da sua cidade!


BOMBA DE CHOCOLATE com RECHEIO DE CREME DE AMÊNDOAS e COBERTURA DE GLACÊ DE CHOCOLATE AMARGO

tempo de preparo: 1h30
rendimento: 20 unidades. Fiz metade da receita e consegui 11 bombas


Ingredientes: 

Para a massa:

2 ovos;
120 ml de água;
50 g de manteiga cortada em cubos em temperatura ambiente;
1 c. café de sal;
75g de farinha de trigo;

Para o recheio de creme de amêndoas (nestas quantidades sobrou metade do creme, que guardei na geladeira e utilizei nesta receita aqui)

85g de amêndoas moídas ou farinha de amêndoas;
85g de manteiga em temperatura ambiente;
85g de açucar de confeiteiro;
1 ovo inteiro (como ele nao sera cozido, certifique-se de utilizar um ovo bem fresco);
8g de amido de milho ;
2 c. cha de rum

Para o glacê de chocolate:

100g de chocolate amargo;
8 c. sopa de acucar de confeiteiro;
40g de manteiga;
3 c. sopa de agua

Se fizer metade da receita de massa, faça metade da receita de glacê!


Comece pelo recheio:

Preparo do recheio:

1. Com uma colher de pau, bata bem a manteiga numa tigela média, até que adquira a consistencia pastosa;

2. Peneire o açúcar e a amêndoa e espalhe-os sobre a manteiga trabalhada;

3. Misture tudo com uma colher de pau (não se preocupe se restarem alguns pedacinhos de manteiga);

4. Junte o ovo e misture bem;

5. Quando a mistura estiver homogênea adicione o amido e o rum. Misture novamente, cubra a tigela com um filme plástico e leve à geladeira até o momento de usar.


Preparo da massa:

1. Pré aqueça o forno em 220ºC e coloque a grelha na posição intermediária. Forre uma placa de confeiteiro ou assadeira de beiradas baixas com papel-manteiga;

2. Quebre os ovos numa tigela e bata-os como no preparo de omelete. Reserve;

3. Coloque a água, manteiga e o sal numa panela e aqueça em fogo médio ate que a manteiga derreta;

4. Espere levantar fervura e retire imediatamente a panela do fogo, colocando-a em sua mesa de trabalho sobre um descanso de prato;

5. Adicione a farinha de uma só vez e misture com uma colher de pau até que a massa se desprenda da parede da panela, formando naturalmente uma bola;

6. Incorpore completamente metade dos ovos batidos e logo em seguida a outra metade;

7. Coloque a massa num saco de confeiteiro com bico redondo de 1 cm (foi o que utilizei mas acredito que o bico chato seria melhor para moldar as bombas) e, em posição perpendicular à assadeira, vá espalhando a massa em barrinhas de 7 cm, um movimento para ir, outro para voltar, ampliando a largura e sem sobrepor a outra camada. Não é necessário fazer uma camada espessa de massa porque elas inflam. Ou utilize a técnica que lhe convier, pois no livro da receita não há uma boa explicação de como modelar a bomba e fui no free-style.

8. Deixe um espaço de 3cm entre elas, pois a massa cresce e é necessária uma boa circulação de ar para que elas inflem sem queimar a base;

9. Para garantir um bom crescimento das bombas, com um garfo molhado em agua fria, faça suavemente alguns furinhos na superfície da massa.

10. Asse as bombas por 10 min. em 220C, Certifique-se de que a massa inflou e então reduza a temperatura para 180C e asse por mais 5 min.

11. Se as bombas já estiverem douradinhas, reduza a temperatura para o mínimo do seu fogão e mantenha-o entreaberto com uma colher de pau. Asse por mais 2-3 minutos , desligue o forno e aguarde mais uns 5 minutos para retirá-las.

12. Espere esfriar e corte uma das laterais da bomba com uma faquinha de serra. 

13. Coloque metade do recheio num saco de confeitar com bico redondo de 0,5 cm e recheie cuidadosamente as bombas, para a massa nao se quebrar.

Preparo do glacê de chocolate:

1. Derreta o chocolate em banho maria (ou no microondas, em intervalos de 40 s, mexendo bem a cada um deles);

2. Quando estiver completamente derretido, despeje o chocolate numa panelinha, junte o açúcar de confeiteiro e a manteiga em cubos. 

3. Leve a fogo brando, mexendo sempre, até tudo derreter;

4. Retire do fogo e acrescente a água, colher por colher;

5. Deixe o glacê esfriar um pouco, apenas o suficiente para não escorrer pelas laterais da bombas porque, por outro lado, se ficar muito frio será difícil de espalhar.

6. Atingindo a temperatura ideal para trabalhá-lo, espalhe generosamente o glacê sobre as bombas, com a ajuda de uma espátula ou colherinha de pau, formando uma camada espessa.









Nenhum comentário:

Postar um comentário