terça-feira, 7 de agosto de 2012

Quitutes do fim de semana parte I: Bolinhos de morango e noz pecã



Para encerrar um fim de semana delicioso que passamos na companhia de grandes e eternos amigos, preparei estes bolinhos domingo à noite, driblando o "cansaço do bem" da caminhada, do mergulho no rio, dos espumantes e da pequena viagem de volta :-)

Em época de aulas procuro sempre preparar algum quitute um pouco mais saudável para o lanche do meu filho na escola e nas solitárias tardes em que ele passa em casa alguns dias da semana. Cansaço do bem  foi um "jeitinho astral" que encontrei para descrever o baita prego em que me achava, por isso, lancei mão da receita de bolo mais fácil e rápida do universo, substituindo os penduricalhos das versões anteriores (pinhão e coco, banana e chocolate) pelo que havia em casa: morangos e pecãs (que comprei já grosseiramente picadas). Para coroar o momento 'esforço zero' distribui a massa em forminhas individuais forradas com forminhas de papel, para nem mesmo precisar untar e enfarinhar uma forma grande!

Os bolinhos, como sempre, ficaram macios, com uma textura deliciosa proporcionada pelas pecãs e um marcante sabor baunilhado de nozes...mas que só deixou o morango aparecer nos pedacinhos isolados que não se dissolveram enquanto assavam. 

Estou aprendendo a cozinhar com morangos e, para quem quiser assar bolos com bastante sabor de morango, tenho duas dicas que aprendi fuçando por aí não me perguntem onde que já não lembro:

1. Morangos têm muita água e, por isto, é melhor escolher uma massa mais densa (como estas a base de óleo, não manteiga) para que comporte uma grande quantidade deles sem ficar muito rala;

2. Para ressaltar o seu sabor delicado, seria melhor fazer um purezinho de morangos ao invés de colocá-los crus na massa (ou acrescentar ambos), apenas levando os morangos cortadinhos, um pouco de açucar e um espremidinha de limão em uma panelinha em fogo médio baixo e cozinhar até as frutas amolecerem mas não se dissolverem por completo. 

ps. Por que não fiz isto se já sabia? "Cansaço do bem"...


Para a receita do Bolo de Morango e Noz Pecã, sigam esta minha receita aqui, substituindo a banana e chocolate pelo morango e as pecãs grosseiramente picadas, respectivamente na mesma medida e no  mesmo momento indicado!

Ah! O tempo de preparo é o mesmo de lá e desta vez consegui 24 forminhas iguais a da foto!



Nenhum comentário:

Postar um comentário