sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Quitutes do fim de semana parte II: sorvete cremoso de manga e framboesa, ou as desventuras de uma sorveteira fun kitchen!



Desde que comprei minha sorveteira em fevereiro, tive algumas experiências nunca 100% bem sucedidas, com exceção de um sorvete de mascarpone e marzipã que ficou cremoso, cremoso, sem uma farpinha de gelo! Como sigo todos os passos e todas as medidas da receita à risca, me dei ao luxo de concluir que o problema não sou eu e sim, a sorveteirazinha de meia tigela que comprei na gana de querer para ontem...

Tinha boas recomendações de sorveteiras importadas (hamilton beach e cuisinart) mas em Campinas não achei qualquer das duas à venda, muito menos na internet... e foi assim que resolvi arriscar nessa fun kitchen que sempre me desaponta com os cristaizinhos de gelo que não se dissolvem por completo durante o resfriamento do sorvete.

Mas como todo o problema reside na consistência e não no sabor, não resisto à tentação e de vez em quando preparo um sorvete, que sempre comemos até o fim, exclamando a cada colherada "Puxa se não houvessem esses cristaizinhos! o sabor está estupendo! miaaaam ... e se da próxima vez deixarmos mais tempo girando a pá? e se dá próxima vez deixarmos o creme ficar mais gelado?

Enfim... já tentei todas as combinações possíveis e só me resta uma pergunta a fazer: e se da próxima vez comprarmos uma sorveteira que funciona de verdade??

Pois de muito elocubrar desconfio que o problema é que o sorvete nunca sai da sorveteira na consistência que deveria, ou pelo menos, na consistência que vejo em fotos de receitas por aí! Ou seja, ou o motor não é suficientemente potente para manter o giro numa velocidade que impeça a formação de cristais de gelo, ou o sistema de resfriamento do baldinho (aquela camada interna que congela) não é suficientemente potente para manter a temperatura do sorvete fria o bastante durante o tempo em que fica girando na sorveteira.

Acho a segunda possibilidade mais plausível, mas isto é apenas especulação de uma leiga que deve estar falando a maior besteira da física e química!

Resumo da ópera: projeto sorveteira nova antes do verão 2013 -djá!

Este sorvete ficou com bastante gelinho (não muito duros, o que amenizou a frustração quase ao ponto de relevá-los), mas a combinação das mangas e framboesas é tão fantástica e inusitada que, se vc tiver uma sorveteira decente (ou não se importar muito com os gelinhos) deveria experimentar!

Mais uma vez é a mesma história: tinha uma manga enorme, perfumada e madurérrima na geladeira, sobras de creme de leite fresco e meio pacote de framboesas congeladas no freezer... plimmmmmm! Achei que ia dar samba! Daí foi só buscar uma receita de sorvete de manga na internet e pronto!

Que delícia de sorvete! ... aaah se não tivessem esses gelinhos, hein, hein?? Huuuummm, tá muito bom! miaaaam, que gelinho? eeei! Não vai acabar com tudo! Deixa um pouquinho para mim... tá bom, tá bem... divide aqui comigo o fundinho do pote...


Sorvete de manga e framboesa
tempo de preparo: 15 min + 8h de geladeira + 20 min na sorveteira + 2-3h no freezer para firmar
rendimento: 1 litro

receita levemente adaptada do blog Just one Cookbook

Ingredientes:

2 xícaras de manga cortada em cubinhos (1-2 unidades grandes, meça depois e cortar);
3/4 xíc. de açucar cristal;
Suco de 1 limão;
1 xíc. de creme de leite fresco;
3/4 xíc de leite integral;
1 xíc. de framboesas frescas ou congeladas;

Preparo:

1. Bata a manga e 1/4 de xíc de açucar e o suco do limão no liquidificador até obter uma polpa homogênea;

2. Numa tigela grande misture com um fouet o creme de leite fresco, o leite e o restante do açucar, mexendo até que o açucar dissolva;

3. Despeje nesta tigela a polpa de manga e mexa delicadamente para misturar;

4. Cubra a tigela e leve à geladeira por, no mínimo, 2h (eu deixei a noite toda gelando na esperança de obter um resultado melhor com o creme mais gelado, o que as pessoas que tem uma boa sorveteira recomendam e dizem que, de fato, faz diferença!);

5. Passado este tempo, coloque o crem na sorveteira e deixe bater por 20 min, ou siga as instruções do fabricante;

6. Despeje o sorvete no pote e misture as framboesas;

7. Leve ao freezer por mais um par de horas e divirta-se!

Nenhum comentário:

Postar um comentário