sexta-feira, 15 de junho de 2012

Morango com espumante é bão, bãão, bão!



Este é um post em prol da banalização do champagne e da valorização das manhãs de domingo.

Faça chuva ou faça sol, começo ou fim de mês, calor ou frio, casa cheia de gente ou só eu e o chéri... a nossa semana que antes terminava em suspiros, agora começa com borbulhas no céu da boca, graças à incorporação do espumante aos nossos cafés da manhã dos domingos.

Isto mesmo. O espumante inverte a lógica secular do dia opressor que leva embora o fim de semana e converte nossos domingos em esperada celebração do ócio, da luxúria e da gula: um só elemento -ainda que complexo em si- enleva o banal e dignifica o dia que antes era dedicado ao cultivo do desespero do que não pode ser feito e da melancolia daquilo que deveria se prolongar.

Em volta do espumante frutas, queijos, nozes, geléias, patês, pães e suspiros (desta vez falo dos doces) são transmutados em ouro e a efervescência deste Midas envasado transporta cada molécula dos nossos corpos  ao alto do edifício Meridien, de onde explodimos em mil borbulhas sobre a praia de Copacabana.

Apoteótico? Nada menos que isto.

O espumante não dá espaço para o mau humor, a rabugice e a pressa.
O espumante celebra os sentidos, o tempo e as companhias.

Então para que esperar a passagem do ano, um casamento, aniversário ou aquela vitória pessoal para se presentear com o máximo? Essa vidinha mais ou menos se esvai a cada dia, meus caros! 

Brindemos simplesmente o que já é, não apenas o auspicioso porvir, ou o triunfo selado... brindemos o presente em sua versão mais prosaica, pois é na trivialidade que passamos a maior parte da nossa existência e, oxalá nela pudermos sentir cada uma das emoções reveladas nas borbulhas douradas do espumante numa manhã de domingo qualquer :-)

E aproveitando a gloriosa época dos morangos, neste último domingo seguimos uma sugestão do Jamie Oliver que o chéri viu algum tempo atrás na tv e deixo aqui a idéia:

Remova a folhinha e lave bem cerca de 10 morangos, corte-os grosseiramente e, com a ajuda do processador ou liquidificador, bata-os até adquirir uma polpa. Despeje a polpa de morango no fundo da taça e complete com o espumante bem gelado (de preferência na geladeira desde a antevéspera).

A espuma subirá rapidamente e ficará extra cremosa!

Vá lá, ainda dá tempo de adquirir sua garrafa de espumante e colocá-la para gelar até domingo de manhã!

5 comentários:

  1. Muito bom! Parabéns pelas receitas fantásticas e pelos textos épicos.

    ResponderExcluir
  2. Parabens Pietra deve ter ficado maravilhoso....
    Vou fazer para meu namorado junto com a sua receita de couzcouz....

    ResponderExcluir
  3. obrigada :-) quem experimentar depois me conta se gostou!

    ResponderExcluir
  4. Pietra, gostei muito do seu texto. Em relação a receita do J. Oliver, também gostei, porém com uma ressalva tirar os morangos, prefiro o espumante sem frutas.
    abraços e parabéns pelo texto e seu "brog".
    Enrique

    ResponderExcluir
  5. Dr. Enrique, muito obrigada! Sabe que compartilho sua preferência pelo espumante puro, porém... com essa história de tomá-lo todos os domingos, dá vontade de experimentar variações... e esta dos morangos me conquistou pela espuma cremosa que se formou! Fico contente que gostou do 'brog'! abraçosn :-)

    ResponderExcluir