segunda-feira, 16 de julho de 2012

100% brazuca: milho verde cozido e torradinhas de espinafre, ovo e parmesão



Mais uma vez, não consegui uma boa foto... mas estas torradinhas com milho verde cozido, amarelinho, nos renderam um jantar delicioso com cores e sabores bem brasileiros e sazonais.

Desde pequena comia estas torradas de espinafre na casa da minha avó e sempre as achei deliciosas. Quando fiz a sopa da véspera, utilizando poucas folhas de espinafre para complementar o gostinho das favas, já sabia o destino do restante do maço.

Das torradinhas da minha infância apenas acrescentei uns farelinhos de ovo cozido antes de polvilhar o parmesão ralado e adorei o resultado! Você pode refogar as cebolas no azeite antes de cozinhar rapidamente o espinafre, mas eu recomendo com R MAIÚSCULO refogá-las na manteiga, e sem miguelagem, pois seu sabor ambrosíaco aparecerá em cada mordida e tocará seu coração!



Torradinhas de espinafre, ovo e parmesão

tempo de preparo: 20 min + alguns minutinhos de forno
rendimento: 16 torradas


Ingredientes:

folhas arrancadas e lavadas de 1 maço de espinafre;
1 ovo cozido;
1 cebola cortada em cubinhos;
2 un. de pão francês fresco ou amanhecido;
um bom punhado de queijo parmesão ralado para cobrir cada torrada. Para ficar 100% brasileiro utilize meia cura ralado, eu não tinha :-(
1 colher de sopa bem cheia de manteiga;
sal e azeite

Preparo:

1. Aqueça o forno em 190ºC, corte os pães em fatias de aprox.0,5cm de espessura, disponha-os em uma assadeira (eu uso de beiradas baixas com furinhos no fundo) e leve-as ao forno para torrar apenas um pouco (aprox. 6 min ou até que elas sequem mas não dourem). Isto as deixará mais crocantes e resistentes à umidade do espinafe refogado.

2. Enquanto isto, cozinhe o ovo e prepare o espinafre para refogar, cortando suas folhas em tiras;

3. Retire as torradas e deixe o forno ligado;

4. Descasque o ovo e com a ajuda de um garfo  amasse-o para formar uma farofinha;

5. Em fogo médio, refogue a cebola na manteiga, com um fio de azeite para não queimá-la. Assim que a cebola estiver bem macia e transparente aumente o fogo e despeje as folhas do espinafe. Mexa para misturá-lo com as cebolas refogadas e assim que o espinafre começar a ficar macio, desligue o fogo, para não juntar água.

5. Cubra as torradas com o espinafre refogado, acrescente o ovo esfarelado e, por último, salpique com o parmesão ralado;

6. Leve as torradinhas novamente ao forno apenas o tempo necessário para o queijo gratinar.

Sirva com milho cozido cozido para um jantar mais frugal ou sirva-as acompanhando um belo rosbife ao molho madeira, como era na casa da minha avó... miaaaaaaaaaam! Até as crianças vão adorar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário