segunda-feira, 23 de julho de 2012

Bolo 'brownie' de chocolate e uma nova regra





Este bolo é puro chocolate! Sua aparência é achatada e rústica, mas por baixo desta camada craquelada que  o faz parecer um brownie gigante, jaz uma massa úmida, densa e rica em sabor. Não se espante ao ler e reler a receita e não encontrar cacau em pó e uma quantidade razoável de farinha. 

É isto mesmo. O bolo consiste basicamente de manteiga e chocolate derretido. Para uma idéia do quanto ele é bom e irresistível, assei o bolo às 6h da tarde e no meio da manhã do dia seguinte não havia nem cheiro de chocolate para contar história!

Qualquer cobertura acho completamente dispensável, mas serví-lo com sorvete de frutas vermelhas ou com uma boa colherada de chantilly... aí já começo a ouvir conversa! Infelizmente não havia nem um nem outro em casa, mas meio bolo foi devorado purinho, purinho por nós três antes do jantar (conduta exemplar, hã?) e no café da manhã seguinte, e a outra metade, imagino que num piscar de olhos, pelo meu pequeno adolescente, assim que o deixamos a sós e partimos para nossos trabalhos.

Cheguei em casa no fim da tarde com uma vontade acumulada por todo o dia de abocanhar mais uma fatia daquela delícia e, quando fui ver, o prato estava vazio!  Vazio, branco e imaculado que podia jurar nunca ter havido um bolo chocolatudo bem pretinho sobre ele! Nem uma migalha, poeira ou rastro de chocolate!

Daí vi o sorrisão chocolático estampado na cara no meu filho, respirei fundo e lembrei de algo que minha mãe sempre diz : "O que é combinado não sai caro" e então, meus amigos, a partir deste dia uma nova regra existe para nós: a última fatia é de todos, para ninguém ficar com gosto da última colherada ou garfada daquilo que não comeu!


Bolo brownie de Chocolate
  
tempo de preparo: 20 min + 30 min de forno
rendimento: 1 bolo redondo de 23 cm de diâmetro


Ingredientes:

250g chocolate amargo, cortado em pedaços;
250g de manteiga sem sal, cortada em cubos;
4 ovos, claras e gemas separadas;
100g de açucar refinado ou cristal;
100g de açucar mascavo;
50g de farinha de trigo;
50g de farinha de amêndoas (se não tiver farinha de amêndoas, use a mesma medida de amendoas em lâminas e bata no processador até obter uma farinha grossa, não bata demais se não vira pasta)

Preparo:


1. Unte uma forma de fundo removível de 23cm de diâmetro (se não tiver forma com fundo removível, unte e depois forrar com papel manteiga o fundo da forma e unte o papel manteiga) e pré-aqueça o forno em 170º C;

2. Derreta a manteiga e o chocolate juntos e deixe esfriar (eu derreti no microondas, numa tigela de beiradas altas, de 45s em 45 s., dando uma mexida entre os tempos, até tudo ficar derretido);

3. Numa tigela grande, misture com um garfo ou colher as gemas com os dois tipos de açucar, até ficar bem homogêneo. Junte o chocolate derretido com a manteiga e misture bem;

4. Acrescente então a farinha de trigo e de amêndoa e misture até tudo ficar bem incorporado;

5. Na tigela da batedeira bata as clarasaté atingir a consistência de picos firmes. Despeje uma colher grande de clara em neve na tigela dos outros ingredientes e misture até que esta desapareça.

6. Delicadamente incorpore o restante das claras, com a ajuda de uma espátula de silicone, em movimentos de baixo para cima, para manter a maior quantidade de ar possível na massa.

 7. Despeje a massa na assadeira preparada e leve ao forno por aproximadamente 30min. O bolo estará pronto quando ainda estiver um pouco molengo no centro e firme nas beiradas, o que vc pode verificar chacoalhando suavemente a assadeira com um pano, sem tirar do forno.

8. Retire do forno e espere 15 minutos antes de desenformá-lo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário