quinta-feira, 26 de julho de 2012

Pipoca doce para quem não teve infância!



Noite dessas íamos assistir algum filme na tv e enquanto eu preparava meu ninho de cobertas e travesseiros no sofá, o chéri me perguntou se eu gostava de pipoca doce. Claro que sim, adoro! Você sabe fazer? Ã-hã, me respondeu bem despretenciosamente e foi-se para a cozinha.

Quando voltou com este bolo de pipocas eu quase surtei, pensando: onde isto esteve durante toda a minha infância?! Comi como criança o 'bolo' que ia se desmanchando em montinhos de pipocas, conforme as arrancava com as pontas dos dedos.

Percebendo o trunfo que tinha nas mãos, ele fez jogo duro e miguelou a receita só para me ver com ares de criança deslumbrada diante de um truque de mágica. Mas eu insisti e fiz chantagem emocional das mais baixas até que finalmente ele se rendeu.

Pfffffff... como qualquer outra mágica, é ridícula de se fazer uma vez revelado o truque, neste caso, a receita, que agora compartilho com vocês!

Assim como os tantos ovos que deixei de comer na infância porque diziam que era ruim para o colesterol (só podia duas ou três vezes por semana), como compensarei as sessões da tarde à mingua de bolo de pipoca doce???

Pipoca doce:

4 c. sopa de milho de pipoca;
4 c. sopa de óleo;
4 c. sopa de água;
3 c. sopa de açucar (se gosta de pipoca bem doce use 4 c. sopa)

Preparo:

1. Na panela em que está acostumado a estourar pipoca, junte todos os ingredientes e mexa com um colher de pau até o açucar se dissolver;

2. Deixe a panela destampada (tampa a postos) e de vez em quando dê uma chacoalhada na panela, segurando pelo cabo, para misturar os ingredientes, até que o primeiro milho estoure. Isto vai demorar bem mais do que com a pipoca simples;
3. Então tampe a panela e escute os milhos pipocarem. Quando o ritmo diminuir um pouco, levante a panela a um palmo e meio do fogo e, com uma mão na tampa e outra no cabo, chacoalhe bastante para desgrudar qualquer grão do fundo da panela;
4. Vá abaixando a panela até o fogo, sem parar de chacoalhar, até que o último milho estoure. Se sentir cheiro de queimado volte a levantar a panela.

5. Desligue o fogo e despeje a pipoca numa forma de bolo com furo no meio (sem untar nem nada) e aperte bem as pipocas para moldá-las direitinho.

6. Vire a forma num prato, dê um tapinha no fundo e desenforme seu bolo de pipoca!

Nenhum comentário:

Postar um comentário