sábado, 21 de julho de 2012

Sopa rápida de curry, cenoura e couve-flor



Nosso longo inverno campineiro de uma semana já está quase no fim e, antes que outra onda de calor desbanque este friozinho tímido, aconchegante e confortável, estou me fartando de sopas quentinhas toda noite.

Esta sopa indiana pesquei na rede, num site para o qual fui levada através de uma busca por receitas com marzipan, pois na mudança descobri duas barras de puro marzipan alemão que vencem no fim do mês que vem... alguma sugestão? 

Um link leva a outro e acabei topando com esta receita de poucos ingredientes e preparo rápido... tão logo imaginei a picância do curry aquecendo minha corrente sanguínea, decidi o que faria no jantar para minha mãe que veio nos visitar. Servi acompanhada de pão francês quentinho com manteiga, grissinis rústicos de azeitonas e vinho tinto chileno ;-)

Minha mãe achou o curry um pouco forte, Chéri sugeriu da próxima vez acrescentar umas raspinhas de limão siciliano na hora de servir, ou um pouco de leite de côco no preparo. Eu achei que faltou 1 cenoura que subtraí da receita... no fim, palpitamos, papeamos, repetimos e concluímos que estava uma delícia!


Sopa rápida de curry, cenoura e couve flor
(receita do site Food Nouveau)

tempo de preparo: 30 min.
rendimento: 6 porções médias ou 4 fartas

Ingredientes:

1 c. sopa de azeite;
1 cebola média em cubinhos;
2 dentes de alho em cubinhos;
1 c. sopa de curry;
6 cenouras descascadas e cortadas em cubos;
1 couve-flor cortada em floretes (reserve 1/2 xíc. e corte em floretes bem pequeninos)
1,5 l. de caldo de legumes;
1/2 xíc. de castanha de caju brevemente tostadas no forno e grosseiramente picadas;
1 punhado de salsinha picada -que esqueci de colocar :-(
sal e pimenta do reino moída na hora


Preparo:

1. Pré aqueça o forno em 200ºC e numa panela grande aqueça o azeite em fogo médio e refogue as cebolas e o alho por cerca de 2 min para que não dourem muito. Despeje o curry e mexa por mais 30 segundos, para tudo ficar bem incorporado;

2. Acrescente as cenouras e os floretes de couve flor, lembrando de deixar reservada aquela meia xícara cortada em floretes bem pequeninos. Salteie os legumes por cerca de 2 minutos, mexendo bem para cobri-los completamente com a cebola e alho temperados no curry;

3. Adicione o caldo de legumes (o meu fiz apenas com as cascas da cenoura, uma batata com casca, uma cebola descascada e picada grosseiramente e talos e folhas de cheiro verde) e deixe ferver. Diminua então o fogo para médio baixo e deixe cozinhando por 20 minutos;

4. Enquanto isto, prepare a guarnição de couve flor: numa tigela misture a 1/2 xícara de couve-flor cortada em pequenos floretes (imagine o tamanho que vc gostaria de ver no seu prato por cima da sopa) com mais uma colher de sopa de azeite, outra colher de sopa de curry, sal e pimenta do reino moída na hora. Mexa bem e despeje numa assadeira forrada com papel alumínio e regada com um fio de azeite.

5. Cubra com outra folha de papel alumínio e asse no forno por 20 min, ou até que fiquem macios e levemente tostados. Retire do forno e reserve;

6. Verifique se os legumes da sopa estão macios e desligue o fogo. Com um mixer de mão (ou liquidificador) bata a sopa até atingir uma textura homogênea;

7. Distribua a sopa nas tigelas ou pratos de servir, guarneça com os pequenos floretes de couve-flor, salpique um pouco de castanha de caju e um pouco de salsinha picada.



Um comentário:

  1. Alem da noite agradavel com pessoas queridas e especiais, pude comprpvar mais uma vez a habilidade culinaria de minha filha.o que muito me orgulha, ja que herdei de minha mae e tb de meu pai esse gosto amoroso pela cozinha.
    Bjs
    mummy

    ResponderExcluir