quinta-feira, 19 de julho de 2012

Risotto de carne seca com abóbora



De repente, em meio ao caos instalado em casa por conta de reformas e blábláblá... decidi que precisava comer abobóra. Ciente do estado frágil dos nervos de todos os afetados pelo encaixotamento de nossas vidas, em que não se sabe mais onde foi parar o carregador do celular, a chave do carro, o cadeado do portão, ou ainda pior...o seu tênis de corrida preferido e aquele romance emprestado do cunhado, resolvi não fazer alarde do meu capricho e preparar um risotinho básico... mas de quê... que tal  abóbora?!

Já sabia que a estrátegia do risotto era infalível com o chéri, só não imaginava que, além de aprovar o projeto, daria a idéia da carne seca desfiada, mesmo sabendo quantas novas estapas no preparo esta adição significaria.

Adorei a sugestão e lá fomos nós ao mercado comprar abóbora, carne seca e, me sentindo bem à vontade para complicar um pouco minha vida, arrematei duas caixinhas de morango para inventar algo de sobremesa.

E foi assim que o jantarzinho despretencioso de casa encaixotada se converteu em almoço de domingo de casa mais encaixotada ainda, servido com toda pompa e circunstância que nossa mesinha dobrável de madeira suporta, mesmo espremida no cantinho da cozinha.

E vou contar para vocês que foi um dos melhores risottos que já preparei... mas acho que já disse isso antes  ;-)

Para quem se animar, é um prato de varias etapas, mas o sucesso é garantido!

 Só faço uma consideração: utilizei no preparo um caldo de legumes bem básico (cebola, batata, cascas de cenoura e cheiro verde) pois já tinha congelado, mas acho que ficaria muito melhor com um caldo de carne, pois assim acrescentaria um fundinho de sabor de carne ao todo, sem precisar aumentar a quantidade da carne seca desfiada, garantindo o equilíbrio das texturas e da cremosidade do risotto.


Risotto de carne seca desfiada com abóbora

tempo de preparo: 40 min. (mais o tempo para dessalgar a carne seca -aprox. 12h)
rendimento: 4 porções generosas, sem repeteco!


Ingredientes:

100g de carne seca;
400g de abóbora cabotiã sem casca;
1 xíc. de arroz arbóreo;
500ml de caldo de legumes ou carne;
1 cebola;
1 c. sopa bem cheia de manteiga (com ou sem sal);
1 xíc. de vinho branco seco;
1 xíc de queijo meia cura ralado (se não gostar de meia cura use parmesão ralado)
azeite, sal pimenta e cheiro verde o quanto baste;
alguns ramos de salsinha para decorar

Preparo:

(para instruções mais detalhadas de como preparar um risotto veja este post aqui)

Preparo da carne seca:

1. Corte a carne seca em cubos de aproximadamente 3cm e coloque-os num recipiente com tampa e água gelada. Leve à geladeira e troque a água a cada três horas. Faça isso umas três vezes, para dessalgar bem a carne. 
2. Cozinhe a carne seca na panela de pressão por 10 min.
3. Retire do fogo, retire a pressão, espere esfriar e desfie a carne com as mãos;
4. Corte meia cebola em fatias e refogue na manteiga, em fogo médio.
5. Quando a cebola ficar macia e transparente acrescente a carne seca desfiada, junte um pouco de sal e refogue por alguns minutos, apenas para os sabores incorporarem. Coloque numa tigelinha e reserve.

Preparo da abóbora:

1. Pre-aqueça o forno em 220ºC e forre uma assadeira de beiradas altas com papel alumínio. Regue um fio de azeite e despeje as abóboras já descascadas e em cubos. Regue mais um fio de azeite, um pouco de sal e pimenta do reino moída na hora. Misture tudo com um garfo, cubra com papel alumínio e asse por meia hora ou ate que as abóboras estejam bem macias;

2. Retire do forno, deixe esfriar um pouco e passe a abóbora no passa-verdura para formar um purê. Se não tiver um passa verdura amasse com o amassador de batatas ou ainda com um garfo. Reserve.

Preparo do risotto:


1. Numa panela em fogo baixo, mantenha aquecido o caldo de legumes e tenha em mãos a carne seca refogada, o purê de abóbora, a outra metade da cebola cortada em cubinhos e o queijo ralado;
2. Numa panela de boca larga e fundo grosso derreta em fogo médio baixo a manteiga e o fio de azeite (o fio de azeite evitará que a manteiga queime e escureça, comprometendo a aparencia do risotto);
3. Despeje a cebola e cozinhe até amaciar;
4. Despeje o arroz e vá mexendo constantemente, até que os grãos estejam transparentes nas beiradas e branquinhos no centro;
5. Acrescente então o vinho branco e continue mexendo frequentemente, observando o amido do arroz se despregar e trazer cremosidade ao fundo da panela;
6. Aos poucos e sempre antes de todo o líquido secar, vá acrescentando uma concha por vez o caldo de legumes;
7. Quando perceber que o grão de arroz está macio por fora porém no centro levemente resistente à mordida, despeje o purê de abóbora, a carne seca, o cheiro verde picado e mais uma concha de caldo e cozinhe, mexendo sempre, até atingir a textura all'onda típica do risotto;
8. Acerte o sal, mexa mais um pouco e desligue o fogo;
9. Despeje o queijo meia cura ralado, misture e tampe a panela por 2 minutinhos;
10. Distribua cada porção nos pratos, salpique um pouco de queijo ralado por cima e, por último, as folhas de salsinha;
11. Sirva imediatamente e ainda quente.


2 comentários:

  1. Risotto para mim e um misterio,nao me atrevo a fazer.pois os seus sao perfeitos e maravilhosos.
    Este nao provei mas so de conter carne seca e abobora, ingredientes que adoro, ja faz parte dos meus preferidos!
    Estimulos carinhosos,
    mummy

    ResponderExcluir
  2. Na sua próxima visita vamos preparar um risotto juntas e então verá que é facinho facinho! este ficou um espetáculo mesmo e se quiser podemos repetir!
    beijos!

    ResponderExcluir