quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Iogurte grego: quando o que já era divino fica ainda melhor!


Pense numa pessoa parcial, suspeita e tendenciosa para falar de iogurte. Esta sou eu. Mas apenas em relação ao iogurte feito em casa, pois os de supermercado não me interessam há muito tempo. E não é por frescurite natureba e auto sustentável não, é uma questão de sabor!

... e de consistência.

Adoro iogurte bem denso, daqueles que facilmente se transformam em pastinha com adição de algum tempero ou ervas frescas, ou quando batidos com uma colher ficam tão cremosos que é uma delícia comê-los purinhos ou apenas com um fiozinho de mel!

Mas, por mais que eu tentasse atingir esta consistência acrescentando leite em pó no preparo do meu iogurte caseiro, apenas com a drenagem do soro é que ele se transforma neste manjar dos deuses. E iogurte grego, felizmente, meus amigos,  é nada além de iogurte caseiro drenado por 24h, ou menos ou um pouco mais, conforme o seu gosto.

O importante é usar leite integral o menos pasteurizado e processado possível porque, quanto maior a quantidade de gordura, mais intenso o sabor e mais cremosa a consistência. E para os fatfree freakers, proponho um desafio: comam metade da quantidade deste iogurte gordo, denso e cheio de sabor, pela mesma quantidade de calorias e com o dobro do prazer que um iogurte desnatado, ralo e insoso lhes oferece!   

Não é difícil encontrar receita de iogurte grego na internet e só não havia feito até hoje porque não tinha o tal cheesecloth, um pano fininho para fazer queijo utilizado para a drenagem. Foi então que recebemos um dica valiosa de uma colega do chéri: utilizar touquinhas descartáveis, daquelas de cozinha que você encontra com facilidade em casas especializadas, vendidas aos montes por um precinho módico!

Dããã! Para e pensa porque nunca teve esta idéia :-p

Na mesma noite em que consegui as touquinhas, peguei umas boas colheradas do my precious e coloquei num coador de plástico (um dia terei apenas de inox...) forrado com a touquinha e apoiado sobre as bordas de um tuppeware redondo. Mais gambiarra impossível!






Cobri com a tampa e deixei drenando por 24h. Escorreu bastante soro, que guardei num pote de vidro com tampa para substituir o buttermilk no preparo do meu próximo bolo. Então despejei o iogurte grego num potinho e, ao invés de batê-lo com um garfo ou colher para ficar extra cremoso, deixei do jeito que estava, preservando sua consistência de queijo cremoso.


Na manhã seguinte misturei (sem bater com garfo)  um bocado com um fio de azeite e sal e comemos com torrada no café da manhã. Miaaaam!

Já de noite, preparei umas bruchettas cobrindo algumas fatias de pão italiano levemente tostado  e saído do forno com um outro tanto do iogurte grego, desta vez bem batido, com um pouco de extrato de baunilha caseiro. Por cima salpiquei amêndoas e pistaches tostados rapidamente numa frigideira e reguei um fio de mel esquentado para ficar mais fluido. Um luxo!

Estou absolutamente in love com o meu mais novo caseirinho e já coloquei mais um tanto de iogurte caseiro para drenar. Desta vez pretendo rechear muffins, adaptando uma receita de um livro novo, que pede uma variedade de queijo de cabra que não costumo ver por aqui... 

5 comentários:

  1. Oi Pietra,
    Sempre quis aprender a fazer esse iogurte.Gostei demais de saber.
    Bj e bom fim de semana,
    Lylia

    ResponderExcluir
  2. Que legal Lylia, é super simples né? se fizer me conte como ficou! bjos e bom fim de semana p vc tb!

    ResponderExcluir
  3. tb amo iogurte grego. Eu filtro usando filtros de café descartáveis. Eu não deixo por 24h, umas 5h já tá de boa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa idéia, Heglaé, minhas touquinhas estão acabando e então vou utilizar os filtros de café, que estão abandonados desde que adotei a prensa francesa! tks pela dica!

      Excluir
  4. sabe aquels coadores de de nylon? vc pode comprar um desse e deixar apenas para coar o iogurte. ele é otimo é fino como um pano e é de nylon, dá pra avar e guardar. e ele escorre melhor e mair rapido que o filtro de papel...

    ResponderExcluir