terça-feira, 3 de julho de 2012

Bolinhos de banana e chocolate para o primeiro picnic na nova vizinhança






Nos loucos dias de Rio +20 as aulas nos colégios cariocas foram suspensas  e parece que também alguns serviços públicos... o que fazer então as mães que trabalham na iniciativa privada e não contam com babás para cuidar de seus rebentos?

Encomendam seus filhos ao parente disponível mais próximo, que no caso da minha irmã felizmente era eu! Foi assim que recebi a visita do meu amado sobrinho por alguns dias e, obviamente, quis paparicá-lo com gostosuras da dindinha.

Os dias estavam lindos e não muito quentes, condições perfeitas para um piquenique em alguma das duas únicas árvores frondosas da praçona localizada há poucos metros da minha nova casa.


 

 


E é aqui que revelo a vocês minha teoria de porquê os brasileiros não fazem piqueniques com frequência, atribuindo a este fenômeno uma grande razão: falta de arborização adequada (leia-se aqui árvores que dão bastante sombra) nas  praças e parques existentes neste vasto Bananão. Sim, porque no calor tropical que se alastra por nossas quatro estações (a propósito, alguém viu um inverno por aí? Porque aqui em Campinas estamos em quase trinta graus!) não há comida nem cucurutos que  resistam a meia hora de sol inclemente direto na chapa!

Uma pena no geral, mas uma grande sorte para mim pois justamente na 'minha' praça existem dois ficus enormes produtores de sombras deliciosas, perfeitas para ler jornal e estender a toalha xadrez, mesmo com o sol a pino. Num deles fizemos o nosso piquenique e, em meio a frutas, tomatinhos cereja, nossos cachorros correndo desarvorados, sucos naturais para os pequenos, espumante para os grandes, formigas hercúleas carregando migalhas do dobro de seus tamanhos, sanduíches saudáveis de pesto e queijo branco e outros de manteiga de amendoim e geléia de morango (pedido especial do meu sobrinho!)... o grande sucesso entre as crianças foram os bolinhos de banana e chocolate.


 

 


Realmente, estes bolinhos estavam deliciosos e fofinhos, não sei se porque assados em forminhas individuais mas o fato é que ficaram tão aerados que nem parecia bolo feito à base de óleo, que normalmente produz uma massa mais densa.

Além de  gostosos, são fáceis de preparar e esta receita servirá de base para você combinar tantos outros ingredientes sua imaginação permitir!


Bolinhos de banana e gotas de chocolate


tempo de preparo 20min + 25-30 min de forno
rendimento: 16 forminhas de cupcake + 1 bolo inglês pequeno


Ingredientes:
  • 3 xic. farinha de trigo
  • 1 colh. (chá) bicarbonato de sódio
  • 3/4 colh. (chá) sal
  • 3 ovos grandes
  • 2 xic. açúcar cristal
  • 1 1/3 xic. óleo vegetal (uso de girassol ou canola)
  • 2 colh. (sopa) de extrato de baunilha.
  • 2 xic. de bananas maduras amassadas com o garfo (meça depois de amassadas)
  • 1 xic. de gotas de chocolate (usei mescladas branca e preta)
  • 1/2 xic. buttermilk (leite + uma colher de chá de vinagre)

Preparo :
  1. prepare as forminhas de muffin ou cupcake forrando-as com forminhas de papel   e, se quiser fazer um bolinho inglês unte-a com óleo ou manteiga e pré-aqueça o forno a 180ºC. 
  2. Numa tigela, misture a farinha, o bicarbonato e o sal. Em outra tigela maior, misture com um garfo ou colher os ovos, o óleo e o açúcar, até que fique homogêneo. 
  3. Junte a farinha à mistura de ovos, misturando com a colher ou garfo, apenas o suficiente para incorporar a farinha. A massa ficará bem densa. Acrescente o extrato de baunilha, as bananas, as gotas de chocolate, o buttermilk e misture até conseguir uma massa homogênea. 
  4. Distribua nas formas e leve ao forno por 25-30 minutos ou até que um palito inserido no centro dos bolos saia limpo.
  5. Retire do forno e deixe esfriar por 10 minutos antes de desenformá-los. Remova das formas e deixe que esfriem completamente

4 comentários:

  1. pia,me pareceu ótimo!adorei as guloseimas!quem tanto foi nessa festinha?
    deu vontade de fazer um picnic agora!
    bjus gata :f

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faça o picnic já! A festinha foi só para eu, chéri, Pedro e André, estava tudo uma delícia mesmo, quero repetir todos os fins de semana!

      Excluir
  2. oh,onde está o wally?

    ResponderExcluir
  3. Ahahaha, o wally está escondido em uma das fotos! brincadeira, neste dia ele estava no cambuí hehe. agora já virou "barão geralder"!

    ResponderExcluir